
Foi realizada na manhã desta terça-feira (15) uma reunião envolvendo Poder Público, Águas de Sinop, Energisa e entidades representativas do comércio para discutir a revitalização da Avenida Governador Júlio Campos, uma das principais vias do centro de Sinop.
A proposta está na pauta de discussões há alguns anos, mas caminha para ser colocada em prática.
Batizada originalmente de Avenida dos Mognos, até os anos 1980, a via mudou de nome quando recebeu investimentos por parte do Governo do Estado, adotando a partir daí o nome do então governador de Mato Grosso.
]Com o passar dos anos, porém, Sinop foi tendo seu traçado alterado nas novas ruas e avenidas que surgiam, disseminando o comércio para outras regiões da cidade.
Agora, a proposta é justamente trazê-la para a modernidade, tornando-a não apenas atrativa visualmente, mas funcional, como explica a secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso.
“Essa proposta teve início há mais de 10 anos e se intensificou há pelo menos 3. Agora, nós estamos discutindo mais a fundo junto com os empresários quais as necessidades estruturantes e em relação ao tráfego na via, para que ela se torne novamente um marco e um cartão-postal do município”.
Alguns gargalos são emergenciais, tais quais a falta de vagas de estacionamento e a falta de escoamento das águas pluviais, que acarretam alagamentos e trazem transtornos aos lojistas.
Diante desses problemas e outros, que incluem fluxo do trânsito, quantidade de ciclovias e largura das calçadas, os empresários e entidades presentes apresentaram seus pontos de vista.
“A reunião de hoje [terça] foi o primeiro esboço de uma série de encontros que objetivam construir em conjunto, ouvindo os envolvidos, quais as melhores soluções para a revitalização da via. A (Avenida) Júlio Campos é um patrimônio de Sinop, é o maior shopping a céu aberto de toda a região Norte do estado e merece ser readequada e revitalizada, tornando-se ainda mais atrativa”, destaca o presidente da CDL Sinop, Edmundo da Costa Marques Neto.
As reuniões em torno do assunto devem ser realizadas mensalmente.