Notícias

Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 15:09

Tamanho do texto A - A+

Turismo é o setor que mais cresce no ramo de vendas online, diz pesquisa

Por: CNDL Brasil / Varejo S.A

Até julho o setor já tinha atingido R$ 17,5 bilhões e vem impulsionando a criação de novos negócios.

As vendas online no turismo têm sido destaque, segundo o Relatório Setores do E-commerce do Brasil. Viagens e Hospedagem foi o ramo que mais cresceu entre os 18 segmentos avaliados, com um aumento de 6,4%.

O crescimento foi impulsionado principalmente pelo aumento da demanda por serviços de hospedagem e transporte aéreo.

O setor de turismo como um todo tem registrado crescimento, segundo o IBGE. Em outubro de 2024, o índice de atividades turísticas cresceu 4,7% frente a setembro, segundo resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 5,2%.

Com isso, o segmento de turismo se encontra 12,9% acima do patamar de fevereiro de 2020 e renova o ponto mais alto da série, superando em 4,4% o mês de junho de 2024, antigo ápice.

Os números positivos refletem também em aberturas de novos negócios nesse segmento.

“Criamos um modelo de negócio home office porque entendemos que o nosso público busca mais praticidade. Por isso que além de hospedagens e passagens aéreas, nós oferecemos uma experiência completa, que vai desde a emissão de visto, a transfer do aeroporto até o hotel, passeios, e roteiros exclusivos conforme a necessidade de cada perfil, seja para uma família grande ou pequena, grupo de idosos, crianças com autismo ou pessoas com problemas de mobilidade”, disse Marco Lisboa, CEO e fundador da 3, 2, 1 GO!

“Grande parte do aquecimento do ramo do turismo é pós pandêmico. As pessoas descobriram que realmente ter carro novo, casa nova, mansões é bom, mas isso fica. Então agora elas estão investindo muito em experiências e viagens”, completou o executivo.

O levantamento mostra que foram mais de 68,7 milhões de passageiros até setembro de 2024, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O CEO da 3, 2, 1 GO!, diz que o grande diferencial deles é o atendimento ao cliente:

“A poltrona do avião é igual para todo mundo, no entanto, o sucesso da rede é porque aqui nós sabemos servir, diferente de tantas outras empresas. Somos consultores de sonhos e a palavra de incentivo que eu sempre levo é de fazer um atendimento aos nossos clientes, entendendo o problema dele e levando as soluções. O negócio flui muito mais”, diz Marco Lisboa.

Em um relatório recente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o faturamento do turismo tem apresentado números positivos.

Até julho, o setor já tinha atingido R$ 17,5 bilhões. Entre as áreas avaliadas, o transporte aéreo de passageiros alcançou uma receita de R$ 4,62 bilhões, representando um crescimento de 6,4% na comparação com o mesmo período de 2023.

Já uma pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelou que entre os segmentos que registraram faturamento igual ou maior que 12,1% (desempenho do mercado total de franquias no período pesquisado), o de Entretenimento e Lazer se destacou em primeiro lugar, com receita 15,3% maior. O setor foi beneficiado justamente pela melhora da conjuntura econômica, da demanda reprimida pela pandemia, estimulando a busca dos consumidores por lazer e turismo.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei