
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop participou, na última sexta (28), de uma nova reunião promovida, pela Prefeitura de Sinop com entidades representativas, órgãos públicos e vereadores, para debater a atualização da legislação municipal que regulamenta a realização de eventos.
A CDL foi representada pela gerente Vanusa Ires, que avaliou positivamente a abertura da gestão municipal para ouvir o setor.
“A gente agradece o trabalho da Prefeitura, que está fazendo esse chamamento desse pessoal que organiza eventos, promotores, pessoal que têm os centros de eventos, que precisam estar se regularizando. É muito importante essa discussão, até para estarmos inteirados da legislação que está vigente e poder proporcionar à população que utiliza, que está participando do entretenimento, um ambiente seguro e adequado com as normas específicas”, destacou Vanusa.
A reunião foi realizada no auditório da Secretaria de Administração e teve como foco principal as demandas das entidades sem fins lucrativos e reconhecidas como de utilidade pública, que tradicionalmente promovem eventos de caráter municipal e regional.
A secretária de Finanças e Orçamentos, Ivete Mallmann, explicou que este foi o segundo encontro voltado à construção da nova legislação, reforçando a importância do diálogo com as instituições envolvidas. Segundo ela, o setor de eventos tem forte impacto na economia local, contribuindo para o fortalecimento do comércio, da hotelaria e da gastronomia.
“Sinop vem se consolidando como uma cidade que promove eventos, seja ele corporativo, de lazer ou esportivo, e isso promove a lotação de nossos bares, restaurantes, hotéis… É uma categoria importante para nossa economia.”
O vereador Célio Garcia, que integra a Frente Parlamentar de Defesa do Comércio e do Empreendedorismo, destacou o avanço das discussões.
“É uma pauta que vem sendo discutida desde o ano passado, e agora, evidentemente, já com um projeto apresentado pelo Executivo e com a participação de todos os envolvidos. A Secretaria fez uma explanação e algumas dúvidas foram sanadas. Os que opinaram, serão ouvidos”.
A Secretaria de Finanças e Orçamentos informou que seguirá ouvindo outros segmentos ligados ao setor antes de apresentar um projeto de lei definitivo à Câmara, com o objetivo de garantir uma legislação moderna, segura e que atenda aos interesses da sociedade e dos promotores de eventos.