Quarta-feira, 24 de Julho de 2024, 07:53

Banco Central anuncia lançamento de pix automático, facilitando cobranças recorrentes

Por: Agência Brasil

O Banco Central (BC) anunciou que o lançamento do Pix Automático ocorrerá em 16 de junho de 2025, conforme estabelecido na Resolução BCB N° 402. A nova modalidade de pagamento visa facilitar cobranças recorrentes, permitindo que os usuários paguem periodicamente por produtos ou serviços, aumentando a eficiência dessas transações.

O Pix Automático estará disponível para empresas de diversos tamanhos e setores, incluindo concessionárias de serviços públicos como luz, água e telefone, além de instituições educacionais, academias, condomínios, clubes sociais, planos de saúde, serviços de streaming, portais de notícias e empresas do setor financeiro. Com essa modalidade, o BC prevê que as empresas poderão reduzir os custos de cobrança, pois o Pix Automático não depende de convênios bilaterais, ao contrário do débito em conta, e utiliza a infraestrutura já existente do Pix.

Além da redução de custos, outra vantagem apontada pelo BC é a diminuição da inadimplência, uma vez que os pagamentos ficarão programados na conta do cliente, tornando o processo mais automático e menos suscetível a atrasos. Para os prestadores de serviços, será necessário informar os detalhes da cobrança ao solicitar a autorização do Pix Automático. Essa autorização poderá ser feita por meio da leitura de um QR Code, contendo as informações da permissão solicitada.

Caso haja saldo insuficiente na conta do pagador na data de uma cobrança, poderão ser feitas novas tentativas de débito. A empresa fornecedora do serviço poderá realizar novas tentativas de iniciar a transação do Pix Agendado se a tentativa original não for autorizada pelo cliente.

Para os pagadores, o Pix Automático será gratuito. O Banco Central acredita que essa modalidade trará mais comodidade e servirá como uma alternativa de pagamento recorrente. O cliente deverá fornecer uma autorização prévia e específica para cada pagamento recorrente, utilizando seu dispositivo de acesso ao Pix, seja pelo celular ou computador, através do aplicativo da instituição financeira.

No momento de dar a autorização prévia, o usuário permitirá os débitos periódicos de forma automática, sem a necessidade de autenticação a cada transação. O cliente também pode ler um QR Code contendo as informações da permissão solicitada e iniciar o pagamento imediato da primeira cobrança ao mesmo tempo em que concede a autorização.

Uma vez dada a autorização inicial, os valores serão debitados da conta do pagador com a periodicidade estabelecida na instrução de pagamento. A autorização para o Pix Automático pode ser cancelada ou alterada pelo pagador a qualquer momento, dentro dos limites permitidos.