Quinta-feira, 25 de Julho de 2024, 07:36

Índice de Confiança Empresarial mostra estabilidade e não apresenta enfraquecimento significativo desde abril

Por: Crislaine Molossi/Comunicação CDL

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) tem mostrado estabilidade nos últimos meses, com um aumento significativo de 4,20% em comparação ao ano anterior. Em julho, o ICE sofreu uma leve queda, alcançando 124 pontos, apenas 1 ponto (-0,8%) abaixo do patamar de junho. Desde abril, porém, o índice não registra um enfraquecimento significativo.

De acordo com dados do Centro de Informações Socioeconômicas (CISE), com a Câmara dos Dirigentes Lojistas, as condições econômicas atuais permaneceram inalteradas por fatores externos no período pós-safra. Em julho, a avaliação da situação atual (IAE) manteve a estabilidade no indicador geral. No entanto, o indicador “Vendas” apresentou um recuo de -1,53%. A avaliação da expectativa futura (IEE) também registrou um recuo de -1,46%, com o indicador “Vendas” apresentando uma queda ainda maior, de -2,63%.

Os dados sugerem que, apesar das pequenas flutuações, a confiança empresarial continua robusta, refletindo uma resiliência das empresas. As parcerias e a colaboração entre instituições, como o CISE e a Câmara dos Dirigentes Lojistas, desempenham um papel crucial na sustentação desse ambiente de confiança, fornecendo informações valiosas que ajudam as empresas a tomar decisões mais informadas.