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Segunda-feira, 24 de Março de 2025, 08:08

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Como a sustentabilidade está redefinindo o varejo nacional

Por: CNDL Brasil / Varejo S.A

Consumidores priorizam produtos e serviços de empresas que adotam práticas sustentáveis.


A sustentabilidade tem se consolidado como um fator determinante no comportamento de compra dos brasileiros, influenciando diretamente o setor varejista.

Uma pesquisa encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) revelou que 95% dos consumidores priorizam produtos e serviços de empresas que adotam práticas sustentáveis, e 64% já deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento ao constatar comportamentos antiéticos.

Apesar dessa tendência, o estudo “Impacto do ESG no Varejo 2024”, liderado pela Mosaiclab em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), apontou uma queda de 7% na importância das práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) nas decisões de compra dos consumidores brasileiros, passando de 50% em 2023 para 43% em 2024.

Essa aparente contradição pode ser explicada por barreiras econômicas, culturais e educacionais que dificultam a adoção de escolhas mais sustentáveis.

Embora 88% dos consumidores considerem o tema importante, fatores como preços mais elevados de produtos sustentáveis e falta de conhecimento sobre práticas ESG impedem que essa preocupação se traduza em ações concretas

Para os lojistas, investir em sustentabilidade não é apenas uma resposta às demandas dos consumidores, mas também uma estratégia para alcançar melhores resultados.

Empresas que adotam práticas sustentáveis tendem a melhorar sua confiança, fidelizar clientes e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Além disso, a sustentabilidade pode resultar em eficiência operacional e redução de custos.

Por: Varejo S.A.

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