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Quinta-feira, 27 de Março de 2025, 09:22

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69 milhões de consumidores possuem compras parceladas, aponta CNDL/SPC Brasil

Por: Varejo S.A.

O consumidor brasileiro tem o hábito de dividir o valor de uma compra em várias prestações. Isso já é uma característica do comportamento do nosso país e um grande aliado na hora de adquirir um bem.

Por outro lado, se o consumidor não tiver controle financeiro e organização, isso pode virar um problema. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, aponta que 42% dos consumidores entrevistados tinham prestações de compras no cartão de crédito, cartão de lojas, crediário e/ou cheque pré-datado a pagar no mês anterior à pesquisa, resultando na estimativa de 68,7 milhões de consumidores com contas parceladas em janeiro de 2025.

Os entrevistados afirmam ainda que possuem em média 4,6 parcelas de compras no crédito (1 prestação a menos em comparação com 2023).

De acordo com a pesquisa, os tipos de crédito mais utilizados nos últimos 12 meses foram cartão de crédito (74%), PIX parcelado (25%) e empréstimo pessoal (23%). Na comparação com 2023, houve um declínio de 5 pontos percentuais no financiamento (9%).

A forma preferida de parcelar compras da maioria dos entrevistados é através do cartão de crédito (69%), PIX parcelado (10%), crediário (5%) e cartão de loja (5%).

De acordo com o levantamento, 80% pretendiam realizar compras parceladas no mês ou no mês posterior à pesquisa, principalmente eletrônicos (20%), roupas, calçados e acessórios (19%), eletrodomésticos (18%), remédios (14%) e supermercado (14%).

Considerando os três meses anteriores à pesquisa (realizada em janeiro deste ano), 57% evitaram compras a crédito nos últimos 3 meses, sobretudo no cartão de crédito parcelado (26%), financiamento (17%), crediário (16%) e cartão de crédito à vista (16%).

Entre estes entrevistados que evitaram compras à prazo, 47% relatam já possuir muitos compromissos financeiros a pagar, 44% o medo de se desorganizar com o pagamento das parcelas e 21% estão inadimplentes.

“O crédito é um importante aliado na hora de adquirir um produto, por meio dele é possível antecipar a compra de bens que, de outro modo, só seriam conquistados depois de longo tempo de poupança. Mas é importante utilizar o crédito com cautela para evitar o endividamento excessivo. A inadimplência no país é muito alta e traz consequências negativas tanto para as famílias, quanto para a economia do país”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Débito é mais usual em supermercado, já vestuário e eletrônicos lideram as compras por cartão de crédito

A opção pelo pagamento à vista ou a prazo, por meio de alguma forma de crédito, depende em grande medida do tipo de bem considerado na compra. Para a maior parte dos bens e serviços considerados pela pesquisa, os consumidores demonstram preferência pelo pagamento à vista. E 62% receberam descontos para pagamento de compras à vista no último mês anterior a realização da pesquisa, sendo 11% a média de desconto.

O débito é mais usual em supermercado (29%). No caso do PIX, é mais utilizado em serviços de beleza (43%), comida fora de casa / delivery (40%), apps de transporte (35%) e remédios (28%). Já o cartão de crédito, se destaca no consumo de vestuário (34%) e eletroeletrônicos (44%).

Mais da metade não realiza controle do pagamento das prestações

De acordo com a pesquisa, para decidir sobre a contratação de uma modalidade de crédito, seja empréstimo, financiamento, cheque especial ou rotativo do cartão, 75% afirmam que verificam as tarifas e/ou juros cobrados ao contratar um crédito, seja os juros (53%) ou as tarifas (45%).

Os dados da pesquisa mostram que quase a metade dos entrevistados (49%) realizam o controle do pagamento das compras parceladas, sendo que 22% anotam em um caderno, agenda ou papel, 15% anotam em planilha no computador e 11% registram em aplicativo no celular. Por outro lado, 52% não fazem controle dos gastos.

O levantamento aponta ainda que 79% dos entrevistados possuem dívidas de compras parceladas a pagar nos próximos 3 meses e acreditam que terão condições de pagar, sendo que 63% irão pagar toda a dívida e 11% uma parte.

“Toda compra precisa ser bem avaliada antes de ser feita. Existem aplicativos e planilhas gratuitos disponíveis para o consumidor fazer seu controle financeiro. E na hora de parcelar uma compra, todas as taxas e juros devem ser negociados para evitar a inadimplência no futuro”, alerta a especialista em finanças da CNDL, Merula Borges.

A pesquisa mostra os riscos da contratação de crédito pelo consumidor, uma vez que 33% admitiram ter ficado com o nome sujo devido a inadimplência no pagamento das compras parceladas realizadas nos últimos 12 meses da realização da pesquisa, sendo 18% devido ao cartão de crédito e 8% empréstimos.

A queda da renda (18%), ter que economizar e deixar de comprar coisas que gosta para o pagamento da dívida (14%) e não ter dinheiro disponível (11%) são as principais barreiras para quitação das dívidas em atraso. Percebe-se uma queda de 6 pontos percentuais pela razão do desemprego.

Os dados revelam que 76% afirmam ter ciência sobre o quanto do orçamento está comprometido com o pagamento de prestações das compras. De acordo com o levantamento, 34% dos entrevistados possuem até metade da sua renda mensal comprometida com pagamento de dívidas em atraso.

65% fizeram compras por impulso devido à facilidade de crédito. Lojas online e aplicativos são os principais vilões

Outro risco apontado pela pesquisa é a compra por impulso, muitas vezes motivada pelo crédito fácil. Questionados sobre a compra de itens que não precisavam e não tinham planejado comprar, 65% admitiram que acabaram cedendo a essa tentação no mês anterior a pesquisa, justamente pela facilidade de crédito, principalmente com compras de vestuário (23%), supermercado (19%), perfumes e cosméticos (17%) e remédios (13%).

As estratégias de marketing das empresas para fomentar o aumento do consumo mostram-se efetivas tanto no ambiente online quanto físico, revela a pesquisa. Para 46% dos entrevistados, as lojas online e aplicativos são os canais de compra que mais estimulam o consumo pelo crédito facilitado. Já 29% destacam as lojas de departamento, 26% lojas de shopping e outros 26% lojas de roupas, sapatos e acessórios.

Oito em cada dez entrevistados (85%) já foram abordados por bancos ou lojas/empresas lhe oferecendo cartões de crédito, sendo que 37% destes entrevistados aceitaram a proposta; principalmente se avaliarem que há necessidade (24%). Entretanto, 48% não aceitaram a oferta.

Nos últimos 6 meses de 2024, os entrevistados receberam por parte de bancos ou instituições financeiras, oferta de aumento de limite de cheque especial (23%), cartão de crédito (43%), cartão de loja (30%) ou empréstimo pré-aprovado (81%).

Entre os que receberam alguma oferta de aumento do limite, 51% acharam interessante, pois gostam de ter crédito disponível, 19% contestaram a oferta por não ter solicitado e 18% utilizaram o crédito, porque estavam precisando.

METODOLOGIA

Público-alvo: População internauta residente nas capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos
Método de coleta: pesquisa realizada via web.
Tamanho amostral: 643 casos e pós ponderada considerando as capitais do país e perfil. Margem de erro no geral de 3,86 p.p. para um intervalo de confiança a 95%.
Data de coleta: A coleta foi realizada entre os dias 02 e 10 de janeiro de 2025

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