
Falta de planejamento pode trazer prejuízo para o bolso do consumidor. 70% pretendem adquirir algum produto ou serviço para celebrar a data.
O comércio deve ficar movimentado nos próximos dias com os consumidores atrasadinhos, que deixam até mesmo o presente do Dia dos Namorados para a última hora.
Faltando poucos dias para a data, um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, estima que aproximadamente 10,5 milhões de brasileiros devem comprar os presentes em cima da hora, ou seja, nestes dias que antecedem a comemoração.
De acordo com o estudo, 45% dos consumidores pretendem comprar o(s) presente(s) na primeira semana de junho – com destaque para as mulheres -, 25% no mês de maio e 11% apenas na véspera do Dia dos Namorados. Ao todo, a data deve levar 93 milhões de brasileiros às compras, com uma movimentação de R$ 22,14 bilhões no comércio.
O presidente da CNDL, José César da Costa, alerta para os riscos de deixar para comprar os presentes em cima da hora.
“A pressa acaba fazendo com que o consumidor não tenha tempo para se ater a detalhes importantes, como pesquisar preços de diferentes marcas ou lojas. Além disso, certamente não encontrará a mesma variedade de produtos e opções de ofertas”.
“Na correria para garantir os presentes, muitas pessoas acabam recorrendo ao parcelamento de forma impensada ou compram o produto na primeira loja que visitam. O recomendado é estabelecer um limite para os gastos e sair de casa com o dinheiro contado. Isso ajuda a evitar que o consumidor gaste além do valor previsto”, afirma. “De qualquer forma, o comércio está preparado para receber os consumidores que deixaram para a última hora”, destaca Costa.
A pesquisa aponta ainda que sete em cada dez consumidores (70%) pretendem adquirir algum produto ou serviço para se preparar para o dia dos namorados, com destaque para roupas (38%), perfumes, cosméticos e maquiagem (23%), lingeries e peças íntimas (18%), calçados (14%) e tratamentos estéticos (13%).
Em relação à escolha do presente, 65% não escolhem o que querem ganhar, principalmente porque gostam de ter surpresas (41%) e o namorado(a), cônjuge, noivo(a) gostam de escolher o presente (24%). Por outro lado, 35% definem o presente, sobretudo porque dessa forma pedem algo que queiram ganhar (20%, com destaque entre as mulheres).
METODOLOGIA
Público-alvo: consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem realizar compras para o dia dos namorados deste ano.
Método de coleta: pesquisa realizada pela web e pós-ponderada por sexo, idade, estado e renda.
Tamanho amostral da Pesquisa: 1032 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes para o Dia dos Namorados. Em seguida, continuaram a responder o questionário 607 casos, somente com os que tinham a intenção de compra para esta data. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,0 p. p. e 3,9 p. p. para um intervalo de confiança a 95%.
Período da coleta dos dados: de 28 de abril a 07 de maio de 2025.