Segunda-feira, 15 de Março de 2021, 10:23

Aeroporto de Sinop recebe certificado para operar voos por instrumentos; CDL faz parte desta conquista

Por: Julio Tabile/Assessoria - Foto: Divulgação

O aeroporto municipal presidente João Baptista Figueiredo em Sinop está certificado a operar voos por instrumentos. O anuncio foi feito pela Centro Oeste Airports (COA), no final de semana.

Com este novo procedimento, Sinop está habilitado a receber qualquer aeronave com maior capacidade de transporte de passageiros, desde que seja homologada para operar em IFR.

A concessionária também “batizou” o voo da empresa Azul Linhas Aéreas, que recebeu o jato de água dos bombeiros, ao aterrissar e se aproximar do desembarque, na chegada a cidade, sexta-feira (12).

Sem a operação por instrumentos, em dias de chuva ou com fumaça, durante a seca, prejudicava a visibilidade e muitos voos, acabam retornando, causando muito transtornos aos usuários.

Agora, com este novo procedimento, o aeroporto de Sinop está equipado e garante maior segurança aos pilotos.

A luta para que a ANAC mudasse o aeroporto de categoria, vem de várias mobilizações, onde a CDL, juntamente com a prefeitura e empresários buscaram incansáveis investimentos para sanar o problema, desde 2018.

“A CDL esteve presente em todas as reuniões, apresentou projetos e pressionou os órgãos competentes para que o aeroporto fosse modernizado. Já temos duas grandes empresas aéreas com voos regulares e outras poderão vir, com estrutura melhor. Estão de parabéns todos que lutaram por desta conquista”, salientou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop, Marcos Alves.

Privatização do aeroporto

Em 2020, o aeroporto de Sinop foi privatizado. O Consórcio Aeroeste (formado pelas brasileiras Socicam e Sinart), venceu oleilão e a concessão será pelos próximos 30 anos.

Dados da Secretaria Nacional de Aviação Civil mostram que 126.016 passageiros embarcaram e desembarcaram no aeroporto de Sinop de janeiro a dezembro do ano passado. São 11.456 pessoas passando no terminal em média por mês.

Reflexos da Pandemia

Com o problema do Covid-19 a movimentação no aeroporto de Sinop em 2020 teve queda de 22,84% em comparação a 2019. A diminuição foi de 24,83%.

O aeroporto ficou dois meses sem voos diários, no ano passado.

aeroporto sinop.jpg