Assessoria/SECOM-MT

A partir do dia 1º de agosto de 2025, a Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT) deixará de atender acidentes de trânsito sem vítimas. A partir dessa data, os registros deverão ser feitos diretamente pelos próprios condutores, de forma digital, por meio do site sinistro-sem-vitima.detran.mt.gov.br.
A mudança segue uma política estadual voltada à otimização dos recursos da segurança pública, permitindo que a PM concentre esforços em ocorrências mais graves, como acidentes com feridos ou vítimas fatais. Nestes casos, o atendimento deve continuar sendo solicitado via 190.
O processo de registro é rápido, gratuito e pode ser feito por celular ou computador. Basta acessar o site, fazer login usando o MT Cidadão ou o gov.br, preencher os dados do acidente, anexar fotos e vídeos (se necessário) e gerar o boletim eletrônico, que tem validade legal para acionar seguros ou realizar outros procedimentos.
De acordo com o gerente da Rede Nacional de Estatísticas de Trânsito (Renaest), Walber Desto, a nova ferramenta também permitirá melhorar as políticas de prevenção. “Se conseguimos reduzir os acidentes sem vítimas, automaticamente também teremos impacto positivo nos acidentes com vítimas”, avaliou.
O sistema já está em funcionamento no portal do Detran-MT e pode ser acessado por qualquer cidadão envolvido em acidentes sem vítimas. A medida representa mais agilidade nos registros e libera as forças de segurança para situações realmente emergenciais.