
Com foco no desenvolvimento pessoal e na preparação para o mercado de trabalho, a CDL Sinop e o Senac Sinop realizaram, nesta quarta-feira (16), o Workshop ID Profissional.
Voltado a jovens que buscam a primeira oportunidade ou desejam se reposicionar profissionalmente, o evento trouxe conteúdo prático sobre postura em entrevistas, montagem de currículo, definição de perfil e áreas de atuação, além de promover reflexões sobre autoconhecimento e propósito.
Realizado no auditório da CDL Sinop, o workshop foi conduzido por profissionais do Senac e da própria entidade e contou com abertura musical, palestra técnica e um relato inspirador da aluna Luziene Moreira, que compartilhou sua trajetória de superação após receber os diagnósticos de autismo e TDAH. O evento é parte da parceria entre as duas instituições e reforça o compromisso com a qualificação e inserção de mão de obra no comércio local.
A instrutora de Gestão e Negócios do Senac, Renaila Madeira, explica que o objetivo do encontro foi mostrar aos alunos que o primeiro passo para o sucesso profissional é se conhecer.
“Hoje a gente precisa de um profissional que, em primeiro lugar, tenha autoconhecimento. Que saiba de fato o que quer ser, qual área quer atuar. A partir disso, ele se prepara para ir ao mercado de forma mais direcionada”, destacou.
A coordenadora administrativa do Senac, Jéssica Perius, representando o gerente da unidade, Thiago Fernandes Lanci, reforçou que eventos como este avançam sala de aula afora e contribuem para a formação integral do aluno.
“A gente está sempre preocupado com a qualidade. E reflexo disso é esse evento, que oferece uma experiência mais prática e real, conectada às necessidades do comércio”.
Já a colaboradora da CDL Sinop e responsável pelo Balcão de Empregos, Giovana Fabris, foi responsável por ministrar um minicurso sobre comportamento em entrevistas e montagem de currículos.
“Nosso foco é preparar o candidato para que ele se destaque na seleção, e mais do que isso: identificar talentos que às vezes nem a própria pessoa consegue enxergar. Às vezes o candidato pensa que tem aptidão para uma coisa, mas tem perfil para outra com muito mais destaque”.
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi o relato de Luziene, aluna dos cursos técnicos do Senac, que veio acompanhada da instrutora mediadora, Lucia Cristina Souza. Após 15 anos afastada do convívio social, ela encontrou no estudo uma forma de reconexão.
“Antes eu achava que não era nada. Hoje já me sinto capaz, aprendi muito para a vida profissional e pessoal. Falar aqui hoje já é uma grande conquista”.
Além dos eventos e ações formativas, a CDL Sinop também oferece atendimento gratuito por meio do Balcão de Empregos, que conecta empresas e candidatos em busca de oportunidades.
O serviço funciona na sede da entidade, localizada na Rua das Amendoeiras, nº 63, setor comercial, e o atendimento pode ser agendado pelo telefone (66) 3511-1400.




