
Na tarde desta quinta-feira (22), foi anunciada uma mudança significativa no trânsito de Sinop. As ruas João Pedro Moreira de Carvalho e Colonizador Ênio Pipino, as duas principais vias paralelas à BR-163, passarão a operar em mão única a partir da próxima quinta-feira (29).
O trecho afetado tem cerca de 9 km, que compreende do Parque de Exposições da Acrinorte até as proximidades do viaduto do bairro São Cristóvão.
A alteração, que afeta uma região com centenas de estabelecimentos comerciais, foi confirmada pelo gerente de Relações Institucionais e Comunicação da Nova Rota do Oeste, Roberto Madureira. Ele explicou que a mudança é necessária para dar andamento às obras simultâneas de três novos viadutos.
O presidente da CDL Sinop, Edmundo da Costa Marques Neto, destacou que as mudanças causam preocupação, mas será necessário que os empresários se adaptem.
“Em audiência pública prévia, a grande maioria dos comerciantes presentes às margens da BR votou pela continuidade da mão dupla em ambas as vias, mas entendemos que neste momento essa mudança é necessária para a boa fluidez do tráfego”.
Serão construídos simultaneamente 3 dispositivos diamantes: na interseção com a MT-140 (acesso ao município de Santa Carmem); em frente ao Parque de Exposições (cuja obra já está em andamento); e nas imediações do Estádio Gigante do Norte. A previsão é de que os trabalhos levem pelo menos 10 meses para serem concluídos.
Apesar da mudança para mão única, Madureira explicou que haverá uma exceção no trecho entre o viaduto e a Rua São Cristóvão, na marginal sul.
“Essa região concentra várias escolas, por isso, manteremos mão dupla nesse pequeno segmento para permitir o acesso dos motoristas, especialmente nos horários de pico”, disse. Segundo ele, o local será devidamente sinalizado para orientar os usuários.
Construção de 7 viadutos
As mudanças fazem parte do contrato da concessionária, que prevê a construção de sete viadutos e a duplicação de 26 km de pista em Sinop e entorno. A expectativa é que os três viadutos urbanos estejam em operação antes do término do contrato, previsto para o fim de 2025.
“Finalizando o viaduto do Parque de Exposições, poderemos já rever o tráfego na região e diminuir o impacto à população”, afirmou Madureira. Ele reforçou o pedido para que os condutores redobrem a atenção e, se possível, utilizem rotas alternativas durante o período de obras.
A Prefeitura de Sinop participou da decisão, em conjunto com a Nova Rota do Oeste. A análise técnica apontou que a mudança para mão única durante as obras é a melhor alternativa para garantir fluidez e segurança no tráfego.
A orientação da concessionária é que motoristas se mantenham informados sobre as alterações e acompanhem a sinalização que será implantada em toda a extensão afetada.
A mudança deve afetar não apenas o tráfego de veículos leves, mas também o transporte de cargas, já que muitos caminhões utilizam a região como acesso para áreas comerciais e industriais.
A recomendação é que empresas e transportadoras ajustem suas rotas e horários, se possível, para evitar congestionamentos e garantir a segurança viária.