Thiago Souza/Baruc Filmes

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) de Sinop fechou agosto em 122 pontos, registrando leve recuo de 0,81% em relação a julho, mas mantendo-se dentro da expectativa para o período. Os dados são do relatório mensal do Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em parceria com a CDL Sinop.
Segundo o levantamento, a avaliação da situação atual (IAE) apresentou retração de 0,89%, enquanto o índice de expectativas (IE) caiu 0,56% e o de investimentos (II) recuou 1,74%. Mesmo com as quedas pontuais, todos os indicadores empresariais permanecem acima dos 100 pontos, patamar que sinaliza otimismo. No recorte setorial, comércio e serviços mostraram estabilidade, enquanto a indústria teve pequena variação negativa.
De acordo com o coordenador geral do CISE, economista Feliciano Azuaga, o resultado indica um cenário de cautela. “As condições econômicas atuais estão em compasso de espera, aguardando mudanças no cenário nacional. Há estabilidade em comparação ao mesmo período do ano passado, mas os empresários seguem prudentes nos investimentos”, explicou.
O presidente da CDL Sinop, Edmundo da Costa Marques Neto, destaca que, mesmo com a ligeira retração, a confiança segue em nível positivo. “Estamos acima da marca dos 100 pontos, o que significa otimismo moderado. O empresário continua acreditando no potencial de Sinop e da região”, afirmou.
Outros indicadores medidos pelo CISE apresentaram comportamento semelhante. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 1,06%, passando para 76,12 pontos. Já o Índice de Intenção de Compra (IIC) recuou 1%, para 75,60 pontos, com destaque para a redução no segmento de vestuário (-1,5%).
No campo social, o Índice de Medo do Desemprego caiu de 93,1 para 92,7 pontos, enquanto o Índice de Satisfação com a Vida também apresentou leve baixa, de 107,56 para 106,64 pontos.