
O inventário de oferta turística atualizado e o Plano Municipal de Turismo de Sinop foram apresentados nesta terça-feira (29).
A ação faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que agrega a pasta do turismo.
O plano é um trabalho de construção de ações com a ativa participação da governança local, juntamente com o Conselho Municipal de Turismo– COMTUR, que traçaram ações possíveis para os próximos 5 (cinco) anos.
A prefeitura de Sinop em parceria com o Sebrae realizou a atualização do inventário de oferta turística do município, e construiu em parceria com o trade turístico (todas as empresas que trabalham no setor turístico) e com o Conselho Municipal de Turismo, o Plano Municipal de Turismo.
A turismóloga da Sedec, Leidiane Viegas, que coordenou o trabalho aponta que “as ações do poder público tem sido direcionadas para a reestruturação do setor, com cursos profissionalizantes na área, cadastramento de atrativos turísticos, parcerias com o Governo do Estado e Governo Federal, um trabalho de fortalecimento que mostra que o turismo pode ser desenvolvido de uma maneira organizada, beneficiando todo o setor de serviços.
A profissional ressalta ainda que Sinop passa por um momento de transição, deixando de explorar apenas o turismo de negócios. “É uma virada de chave, estamos migrando também para outros ramos do turismo como o lazer, educacional, eventos, contemplação, ou seja, estamos trabalhando o turismo como um todo e virando referência”, destacou.
Alan Finger, representante do Sebrae, pontuou que os dois documentos são muito importantes para o turismo local. Ele destaca que “é um setor muito dinâmico e ele vem crescendo muito, e por conta disso a gente planeja para esse prazo, mas nada impede que esse planejamento seja revisto a cada ano, ele está sempre sendo revisitado, repensado para que para que as ações elas estejam condizentes com o cenário do município naquele ano”.
Segmentos como restaurantes, hotéis, farmácias, postos de combustíveis, locação de veículos e outros estão inseridos neste contexto do turismo.
“É o turismo de negócios que está sempre em alta, seja ele direcionado pela saúde, educação ou pelo agronegócio. Agora nós fizemos esse mapeamento, para que dessa maneira possamos apontar para investidores até mesmo qual setor pode ser melhorado e qual setor pode ser investido em Sinop. Teremos um direcionamento para avançarmos e melhorarmos nosso turismo, assim como todas as pessoas envolvidas nesse meio, que poderão trabalhar em conjunto para que Sinop se fortaleça ainda mais e seja uma referência também no turismo”, frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves.
O diretor da CDL, Fernando Raiter esteve participando da solenidade, que foi realizada no auditório do no Ucayali Hotel.
