Notícias

Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024, 07:02

Tamanho do texto A - A+

Novo golpe bancário preocupa Febraban, que emite alerta aos clientes

Por: Redação com Assessoria

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta aos clientes sobre um novo golpe que tem causado preocupação nas instituições financeiras.

Segundo a entidade, criminosos estão utilizando uma nova estratégia para enganar correntistas, afirmando que a agência bancária ou o gerente responsável pela conta está sob investigação policial.

De acordo com a Febraban, os golpistas ligam para os clientes, alegando que há uma investigação em curso contra a agência ou gerente, e, para dar credibilidade à fraude, chegam a enviar boletins de ocorrência falsificados. Com essa tática, eles induzem as vítimas a acreditarem que precisam transferir o dinheiro da conta para uma conta indicada pelos próprios criminosos, alegando que o procedimento é necessário para "proteger" os recursos durante a investigação.

A Febraban ressalta que instituições bancárias jamais solicitam transferências de valores para terceiros, principalmente em situações relacionadas a investigações internas ou criminais. Além disso, orienta que clientes desconfiem de qualquer ligação ou mensagem com pedidos desse tipo e busquem diretamente o contato com sua agência para verificar a veracidade das informações.

“Esta abordagem é golpe. Os bancos, entidades ou autoridades policiais nunca pedem que clientes façam transações bancárias. Se receber este tipo de contato, encerre-o na hora. Se tiver dúvidas sobre sua agência, esclareça qualquer informação fora do normal nos canais oficiais do banco”, alerta José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Os golpes bancários têm se tornado cada vez mais sofisticados, e a Febraban reforça a importância da cautela e do uso de canais oficiais para qualquer tipo de comunicação financeira. Em casos de suspeita de tentativa de golpe, a recomendação é que o cliente entre em contato com o banco imediatamente e registre a ocorrência com as autoridades competentes.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei