
Dados mostram queda de -9,37% no número de consumidores que conseguiram sair das listas de negativados nos últimos 12 meses.
De acordo com o Indicador de Reincidência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), oito em cada dez consumidores retornam para os cadastros de negativação em menos de um ano após o pagamento de uma conta negociada. O Indicador aponta que, em abril de 2025, do total de negativações, 85,12% foram de devedores reincidentes, isto é, que já tinham aparecido no cadastro de inadimplentes nos últimos 12 meses.
Considerando o universo de devedores reincidentes, 63,87% foram de consumidores que ainda não tinham pagado dívidas antigas até abril; e 21,25% tinham saído do cadastro de devedores nos últimos 12 meses, mas retornaram. O restante, 14,88%, não esteve com restrições no CPF ao longo dos últimos 12 meses e, por isso, não foram considerados reincidentes.
NÚMERO DE PESSOAS REINCIDENTES POR TIPO

“O alto número de reincidentes é consequência de uma combinação perigosa entre juros altos, inflação persistente, e endividamento elevado. A inadimplência deixou de ser pontual e se tornou cíclica e sistêmica, principalmente entre os mais vulneráveis. Esse quadro demanda atenção urgente de todos os agentes econômicos para evitar que a exclusão financeira de milhões de brasileiros se torne permanente”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
REINCIDÊNCIA ACONTECE, EM MÉDIA, APÓS 2,4 MESES DO PRIMEIRO ATRASO
O indicador ainda revela que o tempo médio entre o vencimento de uma dívida para outra é de 72,5 dias, ou seja: depois de 2,4 meses (em média) de ficar inadimplente, o consumidor volta a atrasar o pagamento de uma segunda conta.
Os dados do indicador mostram que, nos últimos 12 meses encerrados em abril de 2025, houve uma queda de ?5,09% no número de devedores reincidentes, aqueles que já tinham aparecido no cadastro de inadimplentes no período analisado. A comparação é com os 12 meses anteriores.
“O patamar elevado de reincidência indica uma clara deterioração da capacidade das famílias de manterem o equilíbrio financeiro mesmo após tentativas de quitação de dívidas. Isso reflete não apenas uma fragilidade na recuperação do crédito, mas uma recorrente armadilha do endividamento: os consumidores quitam uma dívida apenas para contrair outra, muitas vezes em condições ainda mais desfavoráveis”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.
NÚMERO DE PESSOAS REINCIDENTES

A abertura por faixa etária dos devedores reincidentes mostra que o número de reincidentes com participação mais expressiva no Brasil em abril foi da faixa de 30 a 39 anos (26,40%). A participação dos devedores reincidentes por sexo segue bem distribuída, sendo 53,92% mulheres e 46,08% homens.
NÚMERO DE PESSOAS REINCIDENTES POR FAIXA ETÁRIA E SEXO

O Indicador de Recuperação de Crédito de Pessoas Físicas do SPC Brasil mostra a evolução do número de consumidores que deixaram os cadastros de inadimplentes por terem realizado o pagamento das suas dívidas em atraso. São utilizadas as informações de saídas de CPFs das bases às quais o SPC Brasil tem acesso. Em conjunto com os dados de reincidência, esses dados permitem melhor monitoramento da inadimplência no país, que atinge cerca de 42,36% da população adulta.
VOLUME DE BRASILEIROS QUE QUITARAM DÍVIDAS CAI -9,37% EM ABRIL
Os dados do indicador de recuperação de crédito mostram que, nos 12 meses encerrados em abril de 2025, houve queda de ?9,37% no número de consumidores que conseguiram sair das listas de negativados. A comparação é com os 12 meses anteriores.
NÚMERO DE PESSOAS QUE RECUPERARAM O CRÉDITO

A queda do indicador acumulado em 12 meses se concentrou na diminuição da recuperação de consumidores que levaram até 90 dias (?11,45%) para efetuarem o pagamento de todas suas dívidas.
NÚMERO DE PESSOAS QUE RECUPERARAM O CRÉDITO POR TEMPO PARA PAGAMENTO

Observando a abertura por faixa etária dos consumidores que quitaram suas dívidas, o número de consumidores recuperados com participação mais expressiva no Brasil em abril foi da faixa de 50 a 64 anos (23,85%).
A participação dos consumidores recuperados por sexo segue bem distribuída, sendo 51,73% mulheres e 48,27% homens.
NÚMERO DE PESSOAS QUE REPUPERARAM O CRÉDITO POR FAIXA ETÁRIA E SEXO

Em abril de 2025, cada consumidor recuperado pagou, em média, R$ 2.333,07 na soma de todas as dívidas que tinha. Os dados ainda mostram que 58,51% pagaram até R$ 500 nas dívidas que possuíam.
NÚMERO DE PESSOAS QUE RECUPERARAM O CRÉDITO POR VALOR TOTAL PAGO

CNDL – Criada em 1960, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam 9% do PIB brasileiro e 17% do PIB do setor, geram 7 milhões de empregos e movimentam R$ 600 bilhões por ano.
SPC Brasil – Há mais de 60 anos no mercado, o SPC Brasil é um dos mais tradicionais bureaux de crédito da América Latina, com uma robusta base de dados com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Possui 232 milhões de CPFs no seu banco de dados, 57 milhões de CNPJs cadastrados e 120 milhões de consultas por mês. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.