Quarta-feira, 23 de Outubro de 2024, 07:02

Empresariado em Sinop enfrenta desafios e oportunidades em contratações no mercado de trabalho

Por: Julio Tabile/Comunicação CDL

A pesquisa recente realizada pelo Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop revelou as percepções do empresariado em relação às contratações e o cenário do mercado de trabalho. Com uma amostra de 100 empresários e um nível de significância estatística de 95%, o estudo aponta tanto oportunidades quanto desafios enfrentados pelos empreendedores da região.

Segundo os resultados, 56% dos empresários afirmaram que realizaram contratações nos últimos três meses, evidenciando um aquecimento no mercado de trabalho local. A proximidade das festas de fim de ano também se apresenta como um fator promissor para novas contratações, com 31% dos empresários manifestando intenção de ampliar suas equipes, para o período.

No entanto, o cenário não é totalmente favorável. Cerca de 70% dos entrevistados relataram dificuldades na contratação de novos colaboradores, destacando a falta de mão de obra qualificada como uma das principais barreiras. 36% das empresas mencionaram a escassez de candidatos como o maior obstáculo, um dado que revela o descompasso entre a oferta de vagas e a disponibilidade de profissionais no mercado.

Além das questões empresariais, a pesquisa também ouviu a opinião dos consumidores de Sinop. 48% dos entrevistados afirmaram que estão em busca de novas oportunidades de trabalho, sugerindo uma significativa parcela da população ativa e interessada em transições de carreira. Para 61% desses consumidores, os salários são considerados o fator determinante na escolha de um novo emprego, reforçando a necessidade de pacotes de remuneração mais competitivos.
Em relação aos hábitos de consumo, a pesquisa indicou que 58% dos consumidores utilizam o cartão de crédito como o principal meio de pagamento em suas compras mensais, sinalizando uma forte dependência desse método no comércio local.

O comportamento digital também foi abordado: 30% dos entrevistados relataram que o Instagram é o principal canal para buscar informações sobre lojas e produtos, revelando a importância crescente das redes sociais como ferramenta de marketing.

Os dados apontam para uma realidade complexa: enquanto o empresariado vê oportunidades de crescimento e expansão de suas equipes, enfrenta, ao mesmo tempo, um cenário desafiador em termos de contratação. A busca por qualificação de mão de obra e a adequação das ofertas salariais parecem ser os principais pontos a serem trabalhados nos próximos meses, tanto pelos empresários quanto pelos trabalhadores.