Terça-feira, 16 de Julho de 2024, 10:05

Dia do comerciante: Reconhecendo o papel fundamental dos empreendedores locais

Por: Redação

O Dia do Comerciante, celebrado em 16 de julho, é uma data que destaca a importância dos empreendedores para o crescimento econômico e social da comunidade. Este dia é uma oportunidade para reconhecer e valorizar aqueles que dedicam suas vidas ao comércio, seja em pequenos negócios familiares ou grandes empresas.

Os comerciantes não apenas fornecem bens e serviços essenciais, mas também impulsionam a economia local, promovem a cultura e fortalecem os laços comunitários. Eles são agentes de inovação, criando oportunidades de emprego e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Criação da data

O Dia do Comerciante foi criado em 1953 pela Lei nº 2.048. A iniciativa foi da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC). A data escolhida é o dia 16 de julho por marcar o nascimento do economista, jurista e político baiano José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu.

José Maria é considerado o patrono do comércio do Brasil e deixou um legado de contribuições em prol do desenvolvimento e da independência do país. Entre suas iniciativas, estão as políticas de bom relacionamento comercial com outros países, além de leis em benefício de quem começava a empreender.