Notícias

Segunda-feira, 28 de Abril de 2025, 14:59

Tamanho do texto A - A+

Dia das Mães promete movimentar as vendas no comércio local mostra pesquisa

Por: Redação CDL/Danielle Vendrame

Com a aproximação do Dia das Mães, o comércio local já se prepara para um dos períodos mais importantes do ano para o varejo. De acordo com a pesquisa realizada pelo CISE/CDL (Centro de Informações Socioeconômicas), 68% dos empresários afirmam que pretendem realizar promoções para atrair os consumidores durante a data comemorativa.

Mesmo com a movimentação esperada, 65% dos empresários relataram que as expectativas de vendas para este ano são semelhantes às do mesmo período do ano passado. Ainda segundo o levantamento, 54% dos empresários entrevistados consideram que seus negócios têm relação direta com o Dia das Mães, o que reforça a importância da data para o comércio.

Quanto ao comportamento dos consumidores, os dados também indicam uma movimentação considerável no mercado. Aproximadamente 63% dos entrevistados disseram que pretendem fazer compras para o Dia das Mães. Em relação aos gastos, 43% afirmaram que pretendem desembolsar um valor semelhante ao do ano passado, com a maioria (33%) estimando investir entre R$ 200 e R$ 300 nos presentes.

O levantamento também identificou as preferências de compra dos consumidores. Os itens de vestuário lideram a lista, com 30% da preferência. Em seguida, aparecem cosméticos (24%), acessórios (15%), cestas de café da manhã (15%), calçados (9%), almoço ou jantar (5%) e 2% dos entrevistados ainda não sabem o que irão comprar.

Quanto ao local de compra, a pesquisa revela uma forte intenção de valorização do comércio local: cerca de 60% dos consumidores planejam adquirir os presentes em lojas da cidade.

Os dados reforçam a relevância do Dia das Mães para o comércio, tanto pela movimentação nas vendas quanto pelas oportunidades de fidelização de clientes. A expectativa agora é que, com as promoções e estratégias adotadas pelos lojistas, o período ajude a aquecer a economia local e trazer bons resultados para os empreendedores.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei