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Terça-feira, 06 de Maio de 2025, 11:13

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Dia das Mães: varejo físico ainda tem preferência na hora das compras

Por: CNDL Brasil / Varejo S.A

80% dos consumidores brasileiros continuam optando pelo varejo físico na hora de escolher e levar o presente.

A pesquisa inédita da CNDL sobre “Intenção de Compras para o Dia das Mães” revela que, mesmo com o avanço do comércio eletrônico, 80% dos consumidores brasileiros continuam optando pelo varejo físico na hora de escolher e levar o presente.

Esse comportamento, que contrasta com as vendas online (cresceu 8 pontos percentuais, agora em 45%), escancara a importância da experiência tátil, do atendimento personalizado e da conveniência imediata — elementos que ainda fazem diferença na decisão de compra.

Como observa Rafael Reolon, diretor de Retail da Linx, sobre o papel das lojas físicas nas vendas.

“Apesar do crescimento do e-commerce ao longo dos anos, as lojas físicas ainda têm enorme importância para a experiência do consumidor, principalmente em datas comemorativas como o Dia das Mães”, diz. Ele ainda ressalta que os clientes gostam de ver os produtos pessoalmente e tocá-los, para entender se realmente é o que buscam. “Além disso, ao comprar na loja física, o consumidor já sai com o item em mãos e isso é muito valorizado quando se trata de presentear alguém”, destaca.

O “apelo” do contato direto

Testar um perfume, provar uma peça de roupa ou sentir a textura de um acessório são experiências insubstituíveis. Na pesquisa da CNDL, 40% dos entrevistados afirmaram que a exposição dos produtos em vitrines influencia diretamente suas escolhas. Além disso, a desconfiança em relação a fretes — embora 27% considerem o frete grátis um atrativo — faz muita gente preferir levar o presente na hora, sem riscos de atraso ou extravio.

Para aproveitar esse potencial, explica Reolon, as lojas físicas podem apostar em atendimento personalizado, entendendo o que o consumidor gosta e procura. Também é fundamental oferecer espaços com demonstrações de produtos para atrair a atenção do cliente. E, sobre as vitrines, ele completa.

“A disposição pode ser otimizada ao alinhar os produtos expostos com os itens mais buscados online, criando uma conexão entre os canais e reforçando tendências de consumo identificadas por meio da análise de dados. Vitrines dinâmicas, com elementos digitais — como telas interativas ou QR Codes que levem o consumidor a conteúdos personalizados, promoções exclusivas ou avaliações de outros clientes — agregam ainda mais valor à exposição tradicional”, exemplica o diretor de retail da Linx.

Segmentos e perfis que mantêm o físico na liderança

Dentro desse universo, existem nuances importantes de perfil e localização. 32% dos consumidores preferem shoppings de alto padrão — sobretudo nas classes A e B — em busca de conforto, estacionamento e mix de marcas consolidadas. Nas classes C, D e E, os 19% que optam por shoppings populares valorizam preços mais acessíveis e promoções. Lojas de departamento (17%) são procuradas por quem percebe que os valores subiram (69% perceberam alta de preços em relação a 2024) e busca descontos, enquanto as lojas de rua (11%) mantêm apelo pela relação de proximidade e pela chance de incentivar a economia local.

“Os shoppings atraem consumidores em busca de conveniência, conforto e variedade, muitas vezes com ações especiais para datas comemorativas, como decoração temática e sorteios, o que impulsiona as vendas. Já as lojas populares se destacam pelo apelo ao preço, atendendo quem já tem o orçamento definido e busca boas ofertas em segmentos como moda, acessórios e cosméticos”, destaca Rafael Reolon.

Inovar para fidelizar

Para não perder terreno, o varejo físico precisa combinar tradição e tecnologia. “O omnichannel permite que a experiência de consumo seja mais fluida. No Dia das Mães, muitos consumidores pesquisam produtos online e compram na loja física, ou veem um item na vitrine e finalizam a compra pelo e-commerce”, ressalta Reolon.

“Esse novo comportamento exige que o varejo tenha conexão de estoques entre a loja física e digital, além de oferecer promoções e atendimento personalizado nos dois canais. Tudo isso facilita a compra, aumentando a taxa de conversão e a fidelização”, aponta.

Além disso, o diretor da Linx lembra que o uso inteligente de dados possibilita personalizar ofertas e destacar produtos com maior apelo naquele momento.

“É possível combinar essas informações com ações promocionais nas lojas físicas, como descontos progressivos, brindes para compras acima de determinado valor ou combos de presentes. Tudo para aumentar o ticket médio e incentivar a decisão de compra”, finaliza.

No Dia das Mães 2025, o varejo físico prova que não está obsoleto: quem combinar experiência sensorial, tecnologia integrada e ofertas personalizadas vai conquistar os 80% de brasileiros que ainda valorizam o “ver, tocar e levar” para celebrar a data.

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