
São vários rostos reunidos em uma sala, com idades diferentes, mas com os mesmos objetivos, se qualificar.
O curso de Auxiliar Administrativo começou em abril, numa parceria do Senac/Sinop e CDL. As aulas acontecem na sala na nova estrutura recém-inaugurada em Sinop. A carga horária é de 160 horas, com certificação, tendo como norte de aprendizado a organização, atendimento e rotina administrativa das empresas.
Entre os alunos, está Joneide Pantora, casada, chegou em Sinop há pouco mais de um mês, vinda de Belém, no Pará. O objetivo dela de buscar o curso é investir no crescimento pessoal. “Estou gostando, é algo que eu quero, buscar conhecimento na área e estar preparada para agarrar a oportunidade que aparecer”, disse.
Lucas Tutaskoske, 17 anos, terminou o Ensino Médio e trabalhava com estoque em uma empresa. Buscou o curso de Auxiliar Administrativo, como uma possibilidade de buscar experiência. “Quero atuar nesta área, aprimorar como são as leis, a rotina dentro da profissão, estou gostando do curso”, comentou.
De acordo com a professora que ministra as aulas, Sonia Charnoske,o conteúdo aborda o comportamento das pessoas que desenvolvem as tarefas num escritório, empresa, ou até mesmo na organização pessoal em casa.
”O comércio precisa muito de pessoas, tem vagas, mas não tem pessoas preparadas. Quem sabe muitos desses aqui, após o curso não saiam empregados, a gente torce para que isso aconteça”, frisou.
Além do curso de Auxiliar Administrativo, o Senac Sinop oferece outras qualificações.
Várias empresas procuram a unidade para solicitar pessoas para trabalhar na área de atendimento, vendas e organização. Então pegamos este curso que completa como um todos, preparado para todas as áreas possíveis, para estar realizando”, explicou.
O Senac tem buscado parcerias e a meta é ajudar na busca por mão de obra qualificada para atender o comércio e lojistas. Em Mato Grosso são sete unidades do Senac, a mais atual é Sinop, que ainda atende o polo de Colíder, com 20 colaboradoras. A unidade é equipada com laboratório de informática, um dos mais atuais, salas de aulas convencionais, para o segmento de saúde e beleza.
O início das turmas já aconteceu no começo de março, e a partir de agora serão turmas quase toda semana. E um dos diferenciais do Senac é o aprendizado presencial, aonde o aluno vai lá, aprende, treina, se prepara para a função. Outro aspecto é que os empresários podem ir também ao Senac solicitar uma avaliação do grupo na empresa.
Contratações o SENAC não faz. Mas tem o banco de dados, onde os alunos que concluem o curso, deixam seu currículo lá.
