
A apuração do censo populacional em Sinop chegou a 12,5% do total previsto, no perímetro urbano e área rural.
As equipes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciaram o trabalho no mês passado.
Os bairros foram divididos em setores censitários. Dos 351 bairros divididos em setores censitários, 49 responderam os questionários. Outros 42 estão em andamento.
A apuração está concentrada nas regiões dos condomínios da estrada Nanci, em parte do Jardim Imperial, Jardim das Violetas, Jardim das Nações, no centro, Jardim Botânico, Jardim Jacarandás, Jardim Celeste e Jardim das Primaveras, que representam mais 17%.
O levantamento deve ser concluído até novembro. Cada setor tem entre 250 a 300 domicílios, para fazer a coleta de dados, o IBGE conta atualmente com 41 recenseadores e, a partir da semana que vem, mais sete agentes vão integrar a equipe, que vai de casa em casa aplicar os questionários.
Diversas pessoas se recusam a responder os questionários, devido a informações falsas que estão sendo compartilhadas, principalmente por conta das eleições. Ele esclareceu que o censo “não tem nada a ver com política, a gente não pega documentação nenhuma dos moradores, são simplesmente perguntas do estilo de vida das pessoas e não pegamos impressão digital de ninguém”, reforçou o coordenador do censo em Sinop, Fernando Sampaio. .
Todo recenseador usa um colete do IBGE, boné, crachá de identificação e um dispositivo móvel de coleta. O morador pode solicitar a validação da identidade, pedir o número da matrícula no IBGE, CPF ou RG do agente e conferir no site do instituto que também pode ser acessado pelo QR Code que fica no crachá, basta fotografar com o celular. Outro meio de verificação é pelo telefone 0800-721-8181.
São dois tipos de questionários, o “básico” com 26 questões, que levanta as principais características do domicílio e dos moradores e o “amostra” com 77 questões mais específicas, como identificação étnico-racial, religião ou culto, deficiência, meios de deslocamento para estudo e trabalho e demais.
Em caso do morador não estar presente quando o agente for até a residência, a visita é realocada para outro dia e horário, podendo acontecer no fim de semana ou feriado. É necessário que o agente termine a coleta no setor para seguir para o próximo. Quem não for visitado, até outubro, pode procurar a agência do IBGE, na avenida das Figueiras, centro, próximo a câmara municipal.
Com base no número de habitantes, o governo envia recursos para as prefeituras aplicarem em diversas áreas. O levantamento feito em 2021, pelo IBGE, indica que Sinop tem 148.960 mil habitantes.