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Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025, 16:06

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Como desenvolver habilidades de liderança desde cedo

Por: CNDL Brasil / Varejo S.A

A liderança deixou de ser uma habilidade exclusiva de gestores experientes, tornou-se uma competência essencial para profissionais em todos os níveis, especialmente para aqueles que desejam se destacar em um mercado cada vez mais digital e orientado por dados. Inclusive, de acordo com um estudo recente realizado pela consultoria McKinsey, 87% das empresas consideram o desenvolvimento de habilidades uma prioridade estratégica.

No varejo, onde a transformação digital e a experiência do consumidor são prioridades, a necessidade de líderes preparados é ainda mais evidente. Mas pensando em capacitação: é possível desenvolver habilidades de liderança desde cedo? A boa notícia é que com estratégias práticas e intencionais, esses skills podem ser cultivadas e amadurecidos. Veja abaixo alguns bons pontos a serem observados:

Autoconhecimento e inteligência emocional

A inteligência emocional é fundamental para a liderança. De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, líderes com alto nível de inteligência emocional têm 58% mais chances de obter resultados positivos em suas equipes. Para jovens profissionais, isso significa aprender a reconhecer e gerenciar suas emoções, além de desenvolver empatia para entender as necessidades dos colegas e clientes.

Heloise Papa, mentora de planejamento estratégico de vida e membra da CDL Jovem, reforça que o autoconhecimento surge da junção entre a forma como enxergamos a nós mesmos e como os outros nos veem. “Esse alinhamento de lentes é o que nos faz conhecer nossos talentos e limitações com menos pontos cegos. Por isso, a primeira estratégia oportuna é manter-se aberto a se ouvir – atentando para as próprias emoções, pensamentos e necessidades – e também a ouvir os feedbacks das pessoas ao redor”, explica.

Para aprimorar a inteligência emocional, ela recomenda desenvolver a “Mentalidade de Crescimento”, conceito apresentado por Carol S. Dweck em seu livro Mindset, que incentiva uma abordagem mais positiva e resiliente frente aos desafios.

Experiência prática e resolução de problemas

A liderança não se aprende apenas na teoria. O relatório The Future of Jobs Report 2020 do World Economic Forum destaca a resolução de problemas complexos como uma habilidade essencial para o futuro. Buscar oportunidades de liderança em projetos, trabalhos voluntários ou estágios proporciona experiência prática valiosa.

Segundo Heloise Papa, experiências que colocam o jovem na posição de ação e execução são as mais eficazes para o desenvolvimento da liderança. “Sem dúvidas, as Empresas Juniores são as melhores oportunidades para desenvolver essa habilidade, visto que é uma vivência real de mercado, com projetos e clientes reais”, destaca.

No varejo, por exemplo, programas de trainee e estágios que permitem a vivência em diferentes áreas da empresa são excelentes oportunidades para desenvolver essa habilidade. A rede varejista Magazine Luiza, conhecida por seu programa de trainee, é um exemplo de como a experiência prática pode moldar futuros líderes.

Comunicação eficaz

A comunicação clara e eficaz é vital. Segundo estudo da Salesforce, 86% dos clientes afirmam que a experiência é tão importante quanto os produtos ou serviços. No varejo, isso se traduz em comunicação eficiente com clientes e equipes. Para jovens, investir em cursos de oratória, redação e storytelling pode fazer toda a diferença.

A mentora de planejamento estratégico de vida destaca que a escuta ativa é um diferencial essencial para os líderes da atualidade. “Antes, exercer uma boa liderança tinha muita relação com uma excelente capacidade de oratória. Hoje, frente aos conflitos geracionais e mudanças econômicas aceleradas, vejo que a maior habilidade de comunicação de um bom líder é a Escuta Ativa. Ter a capacidade de ouvir com atenção seus clientes, times, parceiros e sócios é o melhor caminho para fortalecer a confiança, antecipar ruídos de operação, acelerar inovações frente ao mercado e expandir aliados.”

Mentoria e networking

A mentoria pode acelerar o desenvolvimento da liderança. Uma pesquisa da Gartner descobriu que a mentoria formal aumenta as taxas de retenção de funcionários. Participar de eventos do setor, feiras e conferências, como as organizadas pela Associação Brasileira de Varejo e Consumo (ABRAS), oferece oportunidades de networking e mentoria.

Já de acordo com outro levantamento, desta vez realizado pela Harvard Business Review, colaboradores que foram orientados por um mentor são 15% mais propensos a serem promovidos do que aqueles sem mentoria. Além disso, um estudo da Glassdoor revelou que 7 em cada 10 colaboradores que tiveram mentores se mantiveram na mesma empresa por mais de cinco anos, em comparação com apenas 1 em cada 10 funcionários sem mentoria.

Adaptabilidade e visão de futuro

A adaptabilidade é essencial no cenário atual. Estar aberto a novas tecnologias, como IA e realidade aumentada, e entender seu impacto no varejo é crucial para futuros líderes.

Para a membra da CDL Jovem, Heloise Papa, a capacidade de aprender continuamente é fundamental para a adaptabilidade. “Uma excelente forma de desenvolver adaptabilidade é aprimorando a capacidade de aprender. Manter a curiosidade constante em entender novos contextos, investir em cursos, mentorias e em conexões estratégicas para ampliar perspectivas e modelar novos comportamentos. Em outras palavras, tornar-se cada vez mais o que conhecemos como ‘Lifelong Learner’.”

Desenvolver habilidades de liderança desde cedo é um investimento no futuro. Para jovens que almejam sucesso no varejo, focar em autoconhecimento, experiência prática, comunicação eficaz, mentoria e adaptabilidade é o caminho para se tornarem os líderes de que o setor precisa.

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