Notícias

Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025, 15:17

Tamanho do texto A - A+

Comércio de Sinop otimista para o Dia dos Pais

Por: Redação CDL - José Roberto

A expectativa para o Dia dos Pais, comemorado neste domingo (10), movimenta o comércio de Sinop. Empresários e lojistas já percebem o aumento no fluxo de clientes, e a projeção é positiva para as vendas nos próximos dias. E os produtos são os mais variados possíveis, passando de vestuário a bebidas.

O presidente da CDL Sinop, Edmundo da Costa Marques Neto, destaca as estratégias e ações que estão sendo adotadas para atrair o consumidor e reforça a importância de valorizar o comércio local.

“O Dia dos Pais é aquela data que realmente o comércio investe em produtos e em decorações, e a população também está no ato de presentear nessa data tão importante. E de acordo com a pesquisa em parceria com o CISE, da Unemat, o nosso consumidor tem a intenção de gastar o ticket médio entre R$ 100 a R$ 300”.

Edmundo também destacou sua visão pessoal sobre a data, como pai e filho, e sugeriu algumas opções de presentes para quem ainda está em dúvida.

“Itens ligados a churrascos são muito bem-vindos. Alguns pais têm preferência por uma bebida diferenciada, com um valor agregado maior. Itens de vestuário são muito usados também, muito procurados. E alguns pais mais tecnológicos, algum smartphone, smartwatch, são itens que atraem os pais, fazem diferença, que os pais gostam”.

A gerente executiva Vanusa Ires reforça ainda o impacto positivo de comprar no comércio local, fortalecendo a economia e gerando empregos. “É fundamental dar preferência a comprar nas lojas, porque aqui você conta com assistência e atendimento personalizado. Há lojas que oferecem condicional, a possibilidade de troca”, comenta.

HISTÓRICO DA DATA

No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto. A ideia da comemoração surgiu a partir de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953.

O objetivo era estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre e o Natal no fim do ano.

Bhering era diretor do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e marcou em seu calendário de comemorações o dia 16 de agosto como o Dia do Papai. A data foi escolhida para coincidir com o Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo.

A celebração espalhou-se pelo resto do Brasil até que se decidiu por oficializar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto, assim como acontece no Dia das Mães – comemorado no segundo domingo de maio.

O Dia dos Pais é muito lucrativo no Brasil, assim como outras datas comemorativas. O segundo domingo de agosto é a quarta comemoração mais lucrativa para os lojistas, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei