Sexta-feira, 14 de Maio de 2021, 08:10

Ação da CDL vai mostrar que consumidor trabalha cinco meses ao ano só para pagar os impostos

Por: Julio Tabile/Comunicação CDL

Foto: Julio Tabile

Levantamento feito para Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas - CNDL, aponta que o brasileiro trabalha em média 153 dias (5 meses) por ano só para pagar impostos, ou seja, de 1 de janeiro a 30 de maio.

O DLI é realizado em maio, justamente para simbolizar os meses de trabalho para pagar os impostos.

O Dia Livre de Impostos (DLI) visa conscientizar a população da pesada carga tributária que é paga no país.

Apenas nos setores de maquiagem e eletrônicos as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente.

A data de conscientização, dia 27 de maio, é um protesto é realizada há 14 anos, em todo país, especificamente em centenas de cidades, dezenas de estados e com a participação de milhares lojas.

Organizadas pela Confederação das Câmaras de Dirigentes Lojistas os participantes comercializam alguns de seus produtos com descontos correspondentes as taxas de tributação.

Em Sinop, a CDL organizará a ação e está cadastrando as empresas interessadas em participar. A entidade também dá o suporte para a inscrição no site da DLI. O economista, professor Feliciano Azuaga, participará com palestras direcionadas, mostrando como são pagos os impostos, o constante aumento dos tributos, com as mudanças das Leis constantemente e para onde vai o dinheiro.

“Sinop mais uma vez fará esta mobilização nacional aqui na cidade. Fizemos em 2019 e foi um sucesso com adesão dos lojistas e procura do consumidor por produtos. No ano passado não foi realizado devido a pandemia, e agora retorna com força. Aguardamos o contato das empresas, para engrandecer ainda mais o DLI”, explicou Vanusa Ires, gerente da CDL.