O jurídico da CDL, sendo representado pelo Dr. Tiago Zorzetto, participou do Seminário Nacional Jurídico do SPC Brasil e RIG em São Paulo. O evento teve como foco a capacitação e o diálogo sobre os principais temas regulatórios. A agenda abordou pautas como: os desafios do SPC Brasil e do Sistema CNDL; as competências do Jurídico de Negócios, entre outros assuntos. Além disso, ocorreram as apresentações de cases de RIG do Sistema CNDL.
“Importantes políticas públicas são decididas diariamente e o Sistema CNDL está inserido nos principais debates do país”. Foi com esta mensagem que o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, participou do Seminário Nacional Jurídico do SPC e Encontro de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) do Sistema CNDL, realizado em São Paulo.
O evento reuniu especialistas, advogados e profissionais de RIG do Brasil inteiro com o objetivo de capacitar as equipes da área que fazem parte do Sistema CNDL e debater os principais temas regulatórios do setor em pauta. Abriram o Seminário falando das oportunidades e desafios de mercado das entidades, Nival Martins, superintendente Jurídico, Governança e RIG, e Ítalo Rocha, superintendente Administrativo e Financeiro do SPC Brasil. “É importante que todo o Sistema CNDL esteja conectado para que seja possível ampliar nossa rede de negócios e oferecer ao mercado nossas soluções. Os produtos do SPC Brasil têm uma qualidade diferenciada no mercado e é fundamental que nossas equipes estejam preparadas para oferecê-los aos nossos associados”, destacou Ítalo Rocha.
Em seguida, a palestra “As competências do jurídico de negócios” foi ministrada pelo fundador do Instituto Jurídico sem Gravata, Flávio Franco, que destacou a importância da maior participação dos advogados no dia a dia das empresas, explorando as competências necessárias para viabilizar negócios e gerar resultados mensuráveis, sem abstrações e subjetividades.
“Por muito tempo, o jurídico foi visto como um departamento distante das decisões e estratégias das empresas. Os gestores mais modernos estão mostrando para as empresas que os advogados estão ali para ajudar a viabilizar negócios”, disse Franco.
A gerente Jurídica do SPC Brasil, Vívian Moraes, fez uma apresentação sobre a migração do SPC Brasil para a SPC Brasil S/A e as questões regulatórias envolvidas no processo. “Foi um momento importante de revermos amigos e criarmos conexão, alinhamento e integração entre negócio e jurídicos. Afinal, não há como o Jurídico agregar valor ao negócio sem estar abraçado a ele”, afirmou Vivian Moraes.
A Coordenadora de RIG da CNDL, Karoline Lima, falou sobre a estruturação da área dentro do Sistema CNDL. “As relações governamentais e institucionais têm sido um instrumento de alta relevância para o Sistema CNDL no processo de construção de políticas públicas voltadas para o fortalecimento e defesa do setor de comércio e serviços. Participar conscientemente do processo de formação das políticas públicas é exercer a cidadania. A defesa de um interesse individual ou coletivo no processo de formação de políticas públicas pode ser feita por meio de uma série de ferramentas legítimas, e é utilizando toda nossa capilaridade e nossa experiência que construímos um diálogo construtivo com os Poderes Constituídos e em todo o país para defender o nosso setor e nossas pautas”, destacou Lima.
Karoline Lima também destacou alguns processos fundamentais realizados pela equipe da CNDL. “Em RIG, além de acompanhar pautas legislativas, realizar análises técnicas e jurídicas e comunicar constantemente, é importante mapearmos as pessoas chaves que influenciam a nossa temática de interesse, sendo essa de oportunidade ou risco aos negócios, ao setor e a sociedade ”, completou.
O encontro contou ainda com a apresentação “Gestão do Contencioso e seus desafios” realizada pelo Coordenador do Contencioso do SPC Brasil, Fabiano Diogo; a palestra “Evolução: Modelos de Referência para a Consolidação dos profissionais e da área RIG”, pela experiente professora Denilde Holzhacker representando o Instituto de Relações Governamentais – IRELGOV, primeiro think tank de relações governamentais no Brasil; e “Qualificação e estratégias em RIG”, pelo consultor Eduardo Fayet, que falou pela da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais – ABRIG.
Um dos momentos de destaque da agenda foi a apresentação dos resultados que estruturaram a área de RIG e atuam em suas localidades alinhados com estratégias e diretrizes nacionais. Além dos projetos “PNDV – Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo” e do “Políticas Públicas 4.0”, realizados em parceria com o Sebrae Nacional em mais de 18 estados pelo Brasil, projetos que tiveram foco em organizar e fortalecer a atividade de RIG no Sistema CNDL.
O evento teve ainda a apresentação dos cases RIG do Sistema CNDL, coordenado por Karoline Lima e Bianca Robles, RIG do SPC Brasil. Neste momento foram apresentados os cases da FCDL Santa Catarina, por Christiane Montaño Vega, assessora parlamentar e Anderson Ramos Augusto, superintendente Jurídico. Já o case da CDL de Belo Horizonte – MG foi apresentado por Edilson Cruz, gerente de RIG e por Marcone Costa, analista de RIG; a apresentação da CDL Goiânia foi realizada por Felipe Teles, coordenador jurídico; e o da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, por Clarice Terezinha Strassburger, diretora de RIG da Entidade.
Participaram do encontro o presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pionner, o presidente da FCDL GO, Valdir Ribeiro, o presidente da CDL Fortaleza, Francisco de Assis Costa Cavalcante, o presidente da CDL João Pessoa, Nivaldo Vilar, o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, entre outros presentes.