Notícias

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025, 16:09

Tamanho do texto A - A+

Pesquisa mostra que 60% dos entrevistados irão comprar material escolar no início do ano

Por: Redação CDL

A pesquisa do Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) mostrou que aproximadamente 60% dos consumidores afirmaram que pretendem comprar materiais escolares no início do ano. Os consumidores (90%) também afirmaram que costumam pesquisar em diferentes estabelecimentos.

Com a aproximação do início do ano letivo, a cidade de Sinop tem testemunhado um aumento expressivo na procura por material escolar, movimentando o comércio local e gerando um aquecimento significativo nas vendas.

Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a demanda por itens escolares chega a crescer 150% se comparado aos outros períodos do ano.
Este ano, o aumento foi ainda mais expressivo: as vendas de material escolar cresceram 30% a mais do que no ano anterior. O fenômeno é explicado, em parte, pelo papel de Sinop como um importante polo educacional da região, atraindo não só estudantes de sua própria cidade, mas também compradores de diversos municípios vizinhos, que vêm até o município em busca de produtos escolares com preços competitivos e variedade. “Viemos à Sinop para fazer a revisão do carro e já aproveitamos para comprar o material escolar, pois aqui tem muitas opções de produtos e um preço melhor”, disse a professora, Sidiane Nunes.

Com uma grande quantidade de escolas, tanto públicas quanto particulares, Sinop se consolidou como um centro de referência para a educação e, por consequência, para o comércio de material escolar. Lojistas locais, especialmente aqueles especializados em artigos para o retorno às aulas, estão aproveitando o aumento na procura para oferecer promoções e condições facilitadas de pagamento, o que tem atraído consumidores de cidades da região como Sorriso, Lucas do Rio Verde e Alta Floresta.

O impacto no comércio é notório. "Estamos mantendo o mesmo preço do ano passado, com alguns reajustes pontuais. Tentamos manter o mais acessível possível para que todos possam garantir o material escolar. Sinop é polo para as cidades vizinhas e isso reflete diretamente nas nossas vendas. O aumento nas compras é de 30% a mais do que o no passado", afirma o empresário Sidnei Amaral, empresário que tem 3 lojas na cidade.

A alta demanda por produtos como mochilas, cadernos, canetas e outros artigos essenciais movimentam o comércio de material escolar, e também se torna oportunidade de aquecer a economia local, gerando emprego e dinamizando a circulação de recursos na cidade.

Com a volta às aulas, o comércio local está pronto para continuar aproveitando o auge das vendas e contribuir para um início de ano letivo bem-sucedido para estudantes de toda a região.

ESCOLAR

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei