A Energisa respondeu por meio de nota o pedido da CDL cobrando soluções quanto as interrupções do fornecimento de energia, e também a má distribuição da carga de energia, o que causa picos de energia (sobrecarga) e baixa energia (meia-fase), ocasionando constantes queimas de lâmpadas, circuitos elétricos e demais equipamentos de utilização comum do setor. Vários empresários haviam procurado a entidade relatando que há instabilidade no fornecimento, com queda de fase e até mesmo a interrupção da energia, causando prejuízos e transtornos em suas empresas.
A Energisa encaminhou à entidade a seguinte explicação:
“O município de Sinop é suprido pelas subestações SE – Sinop COD 077, Sinop Distrito COD 281 e Sinop Centro COD 158, os quais pertencem aos conjuntos elétricos 16466_Sinop e 14810_Sinop_Centro.
O município é atendido pelos alimentadores 075002, 075003, 075004, 075005, 075006, 075011, 075012, 075013, 075050, 281001, 281002, 281003, 281004, 281005, 158002, 158003, 158004, 158005, 158007, 158008, 158010, 158011, 158012, 158014, 158006, 158001, com extensos trechos de redes conforme delimita o município na imagem abaixo:
DAS LOJAS DO MUNICIPIO DE SINOP
Dos alimentadores apresentados na figura 2, destaca-se o 158014, que atendia um grande volume de lojas no município, em consequência do Shopping Sinop que estava conectado a ele.
No último quadrimestre de 2024, este circuito registrou interrupções que impactaram diretamente o funcionamento do Shopping Sinop. Em resposta a essa situação, foi realizada uma reunião com os administradores do shopping e representantes da Energisa, incluindo Elizeu (gestor de relacionamento), Danilo (coordenador de relacionamentos) e Moisés (supervisor de manutenções).
Conforme destacado na tabela 1 acima, os casos marcados em vermelho correspondem a situações fora da responsabilidade da Energisa, pois foram ocasionados por falhas na rede supridora, cuja gestão compete ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Nas demais ocorrências, houve casos em que não foi possível identificar a origem do defeito e outros em que fatores climáticos, como ventos fortes e ponto quente, provocaram a ruptura de condutores e a interrupção do fornecimento na região.
Na reunião mencionada, foram discutidos as interrupções e o fato de o circuito 158014 estar a suprir parte de um trecho rural. Ficou acordado que seria realizada a divisão desse circuito, restabelecendo a conexão do alimentador 158004, responsável exclusivamente pelo atendimento do perímetro urbano. Além disso, foram realizadas manutenções preventivas com base em análises termográficas, incluindo o reparo de conexões pelas equipes de linha viva. Também foi estabelecido o monitoramento contínuo do circuito, com o objetivo de prevenir novas ocorrências.
Assim ficou a nova configuração do circuito após a divisão: o Alimentador 158004 está representado na cor azul, enquanto o 158014 está na cor laranja.
A imagem X apresentada abaixo ilustra a inspeção termográficas realizada na região:
MANUTENÇÃO REALIZADA NA REGIÃO
Anualmente todas as localidades têm seus sistemas de distribuição avaliados com o objetivo de direcionar investimentos para melhoria da qualidade do serviço. De janeiro de 2023 até o mês de dezembro de 2024 foram realizados diversos serviços de manutenção na região, nos alimentadores que compões a Subestação 158 – Sinop Centro.
A figura 3 abaixo destaca os pontos geográficos de implementações das ações
destacadas na tabela 1:
DA QUALIDADE DO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NO
CONJUNTO ELETRICO SINOP CENTRO
Os indicadores de continuidade coletivos apresentados aqui são anualizados a
cada mês através de uma média móvel de 12 meses.
Destaca-se que o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade
Consumidora), é uma razão entre a duração das interrupções que afetaram
determinadas unidades consumidoras de um conjunto e o total de unidades
consumidoras pertencentes ao mesmo conjunto.
De igual modo, para o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade
Consumidora), é uma razão entre a quantidade das interrupções que afetaram
determinadas unidades consumidoras de um conjunto e o total de unidades
consumidoras pertencentes ao mesmo conjunto.
A análise da Duração Equivalente de Interrupção (DEC) no conjunto Sinop Centro revela uma melhora no fornecimento de energia entre 2023 e 2024. Em 2023, o maior valor médio da DEC atingiu 10,31 horas. Já em 2024, o pico registrado foi de 8,61 horas. É importante destacar que esse valor de 2024 foi observado em um mês tipicamente caracterizado pelo aumento das ocorrências devido ao período chuvoso, o que reforça a significância da redução.
No contexto da Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), o conjunto apresentou uma melhoria similar à observada no DEC. Em 2023, o maior valor registrado para o FEC foi de 6,61 vezes, enquanto em 2024 esse número caiu para 3,94 vezes.
CONCLUSÃO
O DEC do conjunto Sinop Centro está abaixo da meta regulatória e vem apresentando melhora no seu desempenho como apresentado nos gráficos da ANEEL. O município tem sido alvo de diversas ações voltadas à melhoria da qualidade do fornecimento de energia elétrica. O impacto positivo dessas iniciativas é evidente na redução de mais de 16,5% na variação percentual entre os maiores valores do DEC registrados em 2023 e 2024. A EMT vem trabalhando fortemente para reduzir os indicadores de todo o sistema elétrico que atende ao município. Para isso, ações de revisão nos equipamentos de proteção, adequação de manobras, estratégias de recomposição e ações de manutenção corretivas e preventivas estão sendo empenhadas para buscar esse objetivo.
É importante destacar que uma parcela significativa das ocorrências está relacionada a eventos no sistema de transmissão, ou seja, fora da gestão da distribuidora. Ainda assim, mantemos um contato constante com os agentes do setor elétrico para buscar melhorias no sistema de suprimento, com o objetivo de oferecer benefícios aos clientes da área de concessão.
Reiteramos que a Energisa Mato Grosso, não mede esforços para continuar a realizar o fornecimento de energia com qualidade e continuidade. Salientamos que todos os acontecimentos relativos à qualidade do fornecimento de energia são supervisionados e monitorados pela empresa por meio dos indicadores de qualidade de serviço, desta forma a distribuidora tem ciência das faltas de energia que podem vir a acontecer na região e busca atender com celeridade.