Em um cenário de crescimento expressivo, mais de 50% dos negócios em Sinop, estão registrados como Microempreendedores Individuais (MEIs), de acordo com um levantamento recente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT). Este dado revela um forte movimento empreendedor no norte do estado, impulsionado por uma série de ações de apoio que visam a sustentabilidade e o fortalecimento dos negócios locais.
O MEI, ou Microempreendedor Individual, é uma categoria que permite ao empresário informal regularizar seu negócio, usufruindo de benefícios como o CNPJ, a emissão de notas fiscais e o acesso facilitado a linhas de crédito e apoio institucional. Para se enquadrar como MEI, o faturamento anual deve ser de até R$ 81 mil, e o empreendedor pode contar com um único funcionário. Esta opção é uma porta de entrada para milhares de trabalhadores autônomos que buscam formalizar suas atividades e acessar novos mercados.
Esse movimento de formalização, segundo o Sebrae/MT, é uma resposta ao crescimento econômico e à cultura empreendedora que se fortalece na região. A crescente demanda de serviços de apoio ao desenvolvimento, como as consultorias e palestras oferecidas pela instituição, têm sido determinantes para o sucesso de muitos desses negócios.
Para o assistente técnico do Sebrae/MT, Allan Finger, o objetivo é promover o desenvolvimento contínuo dos MEIs para que possam expandir suas operações e gerar mais renda e oportunidades. “A intenção das consultorias e palestras gratuitas é apoiar os pequenos negócios de Sinop e região, principalmente os Microempreendedores Individuais. Queremos que esses empreendedores tenham a oportunidade de crescer, se desenvolver e gerar mais renda para suas famílias e para a comunidade. O Sebrae/MT está aqui para oferecer orientação, conhecimento e ferramentas práticas que vão ajudar cada empresário a melhorar seus produtos, serviços e a gestão dos seus negócios”, afirma.
Exemplo dessa transformação é o microempreendedor Gustavo Gomes, dono de uma serralheria, que relata como o apoio do Sebrae/MT ajudou a expandir seus serviços para outras cidades. "Eu tinha um número limitado de clientes e, após essa parceria com o Sebrae/MT, consegui triplicar minha base de clientes, e não apenas pequenos, mas também grandes", conta Gustavo, que atualmente está em processo de transição de MEI para Microempresa (ME).
Outro beneficiado, Jefferson Gonçalves, que atua no setor de estofados, destaca o impacto da consultoria gratuita de oito horas oferecida pelo Sebrae/MT. "A assessoria oferecida proporciona novas demandas e a oportunidade de conhecer novas empresas, clientes e parcerias. Isso é fundamental para aumentar a rentabilidade e o lucro", comenta ele, que também expandiu sua equipe para atender à crescente demanda.
As histórias desses empreendedores refletem o potencial do programa de MEI e da atuação do Sebrae/MT em consolidar um ambiente favorável ao empreendedorismo. O acesso à capacitação, consultorias e networking não apenas ajuda os empreendedores a se tornarem mais competitivos, mas também promove a geração de empregos e o crescimento econômico no norte de Mato Grosso, fortalecendo ainda mais a cultura empreendedora na região.