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Terça-feira, 24 de Junho de 2025, 14:00

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29% dos consumidores usaram nome de terceiros para fazer compras, aponta CNDL/SPC Brasil

Por: CNDL Brasil / Varejo S.A

Pedir cartão de crédito emprestado é a principal forma utilizada pelos consumidores, principalmente por não ter tentado acesso ao próprio crédito. Maioria recorreu aos maridos/esposas, irmãos e pais.

O acesso ao crédito é um grande desafio econômico do país, o cenário se torna ainda mais desafiador diante da alta inadimplência da população. E diante da recusa de um pedido de crédito, a solução encontrada por muitos consumidores é usar o nome de amigos ou familiares. O empréstimo de nome é uma atitude arriscada e que pode acarretar prejuízos e constrangimentos.

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, mostra que 29% dos consumidores fizeram compras com cheque, cartão de crédito, crediário, empréstimo ou financiamento utilizando o nome de outra pessoa nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa, sendo que 21% utilizaram o cartão de crédito.

Em seguida, aparecem os empréstimos (4%) e o crediário (4%). Financiamentos (3%) e cheque (2%) foram menos mencionados.

A principal justificativa para a compra em nome de terceiros é nunca ter tentado o acesso ao crédito (24%), seguido do estouro no limite do cartão de crédito e/ou cheque especial (24%) e não ter conseguido aprovação ao crédito (18%).

O presidente da CNDL, José César da Costa, alerta sobre os riscos do ato, uma vez que a responsabilidade legal sobre a dívida é sempre de quem emprestou, já que, formalmente, ele é o titular da pendência financeira.

“Precisamos ficar atentos ao fato de que se uma pessoa está sem crédito, provavelmente ela está com dificuldades em manter as contas em dia.As consequências do empréstimo de nome podem ser muito ruins, tanto do ponto de vista financeiro quanto do ponto de vista das relações sociais. Quem empresta o nome a um terceiro assume o risco do pagamento com a instituição financeira, tendo que arcar com eventuais atrasos ou até mesmo a quitação de uma dívida que não foi realizada em seu nome”, destaca Costa.

Cônjuges, irmãos e pais são os mais abordados por quem pede nome emprestado

O estudo revela ainda que, na hora de pedir o nome emprestado, as pessoas mais procuradas são aquelas do círculo de convivência, como cônjuges (26%), irmãos (18%) e pais (18%). Em seguida aparecem os amigos (17%) e outros familiares (17%).

A pesquisa revela que os argumentos de convencimento mais utilizados por quem pede o nome emprestado variam: 25% disseram que precisavam fazer o supermercado, 18% pagar uma dívida, 17% para comprar coisas para o filho(a) e 15% comprar presentes em data especial que não poderia deixar de comprar.

A maioria dos consumidores (84%) afirma que quitou ou tem quitado as parcelas em dia. Fazer pelo outro aquilo que outro faz por você nem sempre se aplica neste caso: seis em cada dez desses consumidores dizem que não emprestariam o nome para um amigo ou familiar fazer compras (64%).

Porém, 36% afirmam que emprestariam o nome para um amigo ou parente, sendo as principais modalidades o cartão de crédito (24%), empréstimo (7%) e crediário (4%).

Supermercados e roupas são os itens mais comprados no nome de terceiros

Para a maioria dos que utilizam o nome de terceiros, a compra transcorre sem maiores dificuldades. Mas 37% sentiram dificuldades ao utilizar o nome de terceiros para fazer compras, sendo 17% em lojas online e 20% em loja física. Mas 58% não tiveram objeções.

Os produtos ou serviços mais comprados no nome de outra pessoa foram supermercado (16%), roupas, calçados e acessórios (15%), e eletrônicos (15%).

“Sabemos da questão emocional envolvida quando um parente solicita um empréstimo de nome para fazer uma compra. Mas o consumidor pode buscar outras soluções menos arriscadas, sem o compromisso de uma concessão de crédito. E nos casos de um item de consumo supérfluo, é importante aprender a dizer não, até para preservar a relação de um desgaste maior no futuro”, destaca o presidente da CNDL.

METODOLOGIA

Público-alvo: População internauta residente nas capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos
Método de coleta: pesquisa realizada via web.
Tamanho amostral: 643 casos e pós ponderada considerando as capitais do país e perfil. Margem de erro no geral de 3,86 p.p. para um intervalo de confiança a 95%.
Data de coleta: A coleta foi realizada entre os dias 02 e 10 de janeiro de 2025

Sobre a CNDL – Criada em 1960, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam 9% do PIB brasileiro e 17% do PIB do setor, geram 7 milhões de empregos e movimentam R$ 600 bilhões por ano.
SPC Brasil – Há mais de 60 anos no mercado, o SPC Brasil é o maior bureau de crédito da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Possui 232 milhões de CPFs no seu banco de dados, 57 milhões de CNPJs cadastrados e 120 milhões de consultas por mês. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.


Sobre a Offerwise – Há mais de 16 anos que a Offerwise vem abordando de maneiras inovadoras a pesquisa de mercado. Com um modelo único e próprio de recrutamento tem conseguido construir um dos principais painéis de pesquisa no mundo, evoluindo para uma empresa robusta de campo online com uso de tecnologia avançada. Detém o maior e mais representativo painel da América Latina e Hispânico nos EUA. Os escritórios ao redor do mundo estão compostos por profissionais de pesquisa de mercado que conhecem e compreendem suas culturas locais e também os consumidores que se deseja alcançar.

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