
Os empresários, bem como os moradores de Sinop, terão mais tempo para pagar um dos compromissos mais tradicionais, o Imposto Predial e Territorial 2021. A prefeitura anunciou nesta segunda-feira (08), que o lançamento, que seria no dia 14 de abril, passou para outra data ainda não definida.
Com isso, o contribuinte ganha terá mais tempo para programar o compromisso, já sacrificado com o momento difícil causado pela pandemia da Covid-19, e agravado com o decreto 648, vigente neste mês, restringindo o funcionamento de setores do comércio e lojistas.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop havia solicitado ao gestor Roberto Dorner (Republicanos) e sua equipe de governo, para realização de um Refis e maior parcelamento do IPTU por causa da Pandemia do Coronavírus. O encontro foi em janeiro no gabinete.
“O ano de 2020 foi de desafios e mesmo com todos os esforços e muitos números positivos, de maneira geral o empresariado de Sinop amargou quedas nas vendas e nos lucros e muitas contas não puderam ser honradas. Desta forma solicitamos que a prefeitura municipal, que sempre foi parceira do comércio e dos empresários, mais uma vez estenda sua mão ao setor produtivo colaborando para que as contas sejam honradas pelos empresários”, justificou o presidente da CDL Marcos Antônio Alves, durante a reunião na época.
A proposta entregue à Dorner foi a seguinte;
• Realização de um REFIS possibilitando que o empresário que tem débitos até 2020 possa parcelar essa dívida, sem juros e multa.
• Parcelamento em 12 vezes do IPTU, excepcionalmente este ano, para facilitar o pagamento dos empresários e da população e evitar a inadimplência.
A prefeitura já anunciou que, quanto ao IPTU e taxa de lixo eles serão lançados 30 dias antes do vencimento da primeira parcela, sem data ainda definida. Os parcelamentos e descontos deverão mantidos. Em cota única o desconto será de 15%. Já no parcelamento em 3 vezes, será de 5%. Em 6 vezes, não terá desconto.
A projeção da prefeitura é arrecadar R$ 60 milhões de IPTU.