Quinta-feira, 11 de Abril de 2024, 07:12

Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda, para Idosos e Crianças em Sinop

Por: Redação com assessoria

O evento de lançamento da campanha Leão Amigo do Idoso e da Criança reuniu contadores, empresários e diversos representantes de instituições beneficiadas pelos recursos dos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (FIA) e do Idoso (FDI), nesta quarta (10), na Câmara Municipal. Além da palestra da Receita Federal, os alunos do CAOPA completaram a programação com uma apresentação de capoeira.

O período para declaração do Imposto de Renda teve  inicio no dia 15 de março e segue até 31 de maio. O contribuinte tem a possibilidade de, na hora de declarar o imposto, pessoas jurídicas contribuir com 1% do IR para um dos Fundos Municipais.

Já o contribuinte que se enquadra como pessoa física tem a opção de destinar 3% para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA) e 3% para o fundo do Idoso (FDI).

Em Sinop, o lançamento da campanha "Leão Amigo do Idoso e da Criança" foi realizado no plenáriop da Câmara e reuniu contadores, empresários e diversos representantes de instituições beneficiadas pelos recursos dos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (FIA) e do Idoso (FDI). Na oportunidade, teve da palestra da Receita Federal, e participação dos alunos do CAOPA, com uma apresentação de capoeira.

Representando a Receita Federal em Sinop, Rodrigo Grotti, esclareceu dúvidas comuns sobre a declaração do IR e ainda aproveitou o momento para desmistificar o tema. “É uma oportunidade única que nós temos de separar um pedacinho do IR e escolher destinar aqui para Sinop, para instituições que ajudam crianças, adolescentes e idosos. É um tabu que existe na sociedade, as pessoas não conhecem isso. A pessoa tem a possibilidade de, na hora de fazer a declaração, clicar em uns dois a três botõezinhos e escolher destinar até 6% do imposto total que ela pagou no ano e escolher destinar para esses fundos”, declarou.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, chamou atenção para a importância de conscientizar a sociedade sobre o assunto. “A campanha de destinação do Imposto de Renda para os Fundos Municipais é importante porque ajuda o município a levantar recursos para serem investidos nas instituições através de projetos sociais, sejam eles para trabalhar com crianças e adolescentes ou com idosos. Parte do IR das pessoas que destinam pode transformar a vida de muitas pessoas aqui do nosso município”, completou.

O diretor do Centro Social Menino Jesus, João Carlos Girardi, destacou que a instituição é beneficiada pelo FIA há um bom tempo e relatou como os recursos destinados podem contribuir. “Para nós que recebemos é fundamental, principalmente para obras estruturantes. O dia a dia da instituição é um pouco mais tranquilo porque as pessoas ajudam, todo mundo é solidário, mas quando você precisa fazer uma obra de reestruturação, reforma, compras de equipamentos e melhorias é aí que a gente recorre ao Fundo e apresentamos os projetos. Nos últimos anos o Centro Social tem sido beneficiado e isso tem nos dado mais tranquilidade para desenvolver o que é mais importante, que é o cuidado com as crianças”, detalhou.