![]() |
|
Segunda-feira, 05 de Maio de 2025, 16h08 DIA DAS MÃES Dia das Mães: 67% pretendem comprar o presente à vista CNDL Brasil / Varejo S.A Os brasileiros dividem-se entre a praticidade do pagamento à vista e o conforto do parcelamento. Segundo o levantamento, com possibilidade de escolha de mais de uma opção, 67% dos consumidores afirmam que vão quitar a compra de presente à vista — sendo 46% no PIX e 23% no cartão de débito — enquanto 56% recorrem ao pagamento a prazo, principalmente no cartão de crédito parcelado, com média de quatro prestações. Para Merula Borges, especialista em finanças da CNDL, esse predomínio do à vista reflete uma “busca por segurança financeira e previsibilidade no orçamento". Flexibilidade com ressalvas Apesar da preferência pelo pagamento único, 56% dos consumidores veem no parcelamento uma forma de equilibrar o orçamento familiar. Desse total, 31% recorrem ao cartão de crédito parcelado, dividindo o valor em uma média de quatro vezes. Segundo a especialista da CNDL, dividir em quatro vezes cria a sensação de que cabe no bolso, mas as prestações somadas podem comprometer o orçamento do mês seguinte. Ela alerta também para o perfil das classes C/D/E. “Essas classes são mais suscetíveis a atrasos e multas quando estendem demais as parcelas”, ressalta. Para não perder vendas nem arriscar a inadimplência, varejistas que ofereçam mix de condições saem na frente. “Uma boa prática é escalonar descontos: por exemplo, 5% a menos no PIX, 3% no débito, até 2× sem juros no cartão e 4× com taxa reduzida. Isso dá opção e transparência ao cliente”, sugere Merula. - Simulador de parcelas no ponto de venda e site: gerar transparência sobre o custo efetivo para quem optar pelo crédito, mostrando o valor final de cada prestação e comparando com o preço à vista. |
|
Fonte: Câmara de Dirigentes Lojistas de SINOP Visite o website: https://cdlsinop.com.br |