Notícias

Sábado, 11 de Setembro de 2021, 13:12

Tamanho do texto A - A+

Vinte anos depois, entenda como o maior atentado da história abalou o poder dos Estados Unidos,

Por: Comunicação CDL

Em menos de duas horas, em 11 de setembro de 2001, dois dos maiores símbolos da nação mais poderosa do planeta, o World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, em Washington, foram alvos de um atentado que matou quase 3 mil pessoas.

Além dos três aviões sequestrados por extremistas da rede Al-Qaeda e lançados como mísseis contra os edifícios, uma quarta aeronave caiu na Pensilvânia, quando provavelmente rumava para o Capitólio ou a Casa Branca.

Vinte anos depois, Osama bin Landen, a mente por trás do horror daquele dia, está morto, os Estados Unidos travaram duas grandes guerras, no Afeganistão e no Iraque, mas o terrorismo não acabou.

Os efeitos dos episódios daquela manhã de terça-feira ainda permanecem duas décadas depois.

Os conflitos que se originaram a partir dos atentados, seus efeitos nas fronteiras, na economia e na cultura refletem até hoje no mundo.

Conflitos

Os atentados levaram o governo George W. Bush a iniciar a chamada Guerra ao Terror, uma caçada que teve como alvo o Talibã e a rede Al-Qaeda, mas se desviou do seu objetivo.

Fronteiras

Um mundo mais restritivo nasceu a partir dos atentados em Nova York e Washington. Viajar já não é como era antigamente.

Economia

Os prédios do World Trade Center eram sedes de muitas empresas de Wall Street, centro financeiro dos Estados Unidos.

Cultura

As torres gêmeas eram não apenas um cartão-postal de Nova York, mas serviam como cenário para centenas de filmes de Hollywood.

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei