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Terça-feira, 16 de Novembro de 2021, 06:31

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Vendas no Natal devem movimentar R$ 68,4 bilhões na economia brasileira

Por: CNDL SPC BRASIL

Levantamento da CNDL/SPC Brasil mostra que o Natal vai levar quase 124 milhões de pessoas às compras, retornando ao patamar pré-pandemia.

Presentes devem custar em média R$ 123. Internet será o principal local de compra.

Foram ouvidos consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as
classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes para o Natal.

77% pretendem dar presente(s) para outras pessoas no Natal deste ano. Em 2019, o percentual era de 77% de consumidores que tinham intenção de ir às compras,
assim, podemos dizer que voltamos ao patamar de consumo pós-pandemia.

Além disso, 69% pretendem comprar presentes para si mesmo no Natal, e estima-se que 110,3 milhões de pessoas devem ir às
compras neste ano com este objetivo;

Entre os que não vão presentear, 26% não têm dinheiro, 19% afirmam não gostar ou não ter o costume, e 16% estão
desempregados;

Os principais presenteados serão: os filhos (62%), a mãe (45%) e o cônjuge (42%);

31% pretendem dar o presente mais caro ao(s) filho(s). Já 16% darão o presente de maior valor à mãe, e 15% ao cônjuge;

Em média, os consumidores pretendem comprar 4,5 presentes no Natal e o ticket médio será de R$122,78. Com isto, estima-se
movimentar na economia aproximadamente R$ 68,4 bilhões em vendas.

61% pretendem comprar roupas, 37% brinquedos, 36% perfumes/cosméticos, 36% calçados e 24% acessório.

PROCESSO DE COMPRA E PESQUISA DE PREÇO

• 71% consideram que os preços dos presentes deste ano estão mais caros que do ano passado, 20% que estão na mesma faixa
de preço, e 7% que estão mais baratos;

• 79% pretendem fazer pesquisa de preços antes de comprar os presentes, sendo que 83% vão utilizar a internet (sobretudo os
sites e aplicativos e as redes sociais). Já 68% farão pesquisas de forma offline, principalmente nas lojas de shopping e de rua;

• As principais formas de pagamento serão: dinheiro (48%), cartão de crédito parcelado (39%), cartão de débito (38%) e PIX
(30%);

• Entre os que pretendem pagar parcelado, o número médio será de 6,3 parcelas;

• 49% pretendem parcelar as compras para ter condições de comprar todos os presentes, 43% afirmam que mesmo tendo
condições de pagar à vista, preferem pagar desta forma para garantir sobra de dinheiro no orçamento e 28% para poder comprar
presentes melhores;

PROCESSO DE COMPRA E PESQUISA DE PREÇO

• Os principais locais de compra dos presentes serão a internet (45%), as lojas de departamento (43%) e o shopping center (40%);

• Entre aqueles que farão compras online, 37% devem comprar quase todos os presentes na internet, 31% metade dos presentes,
e 21% todos os seus presentes dessa forma. Em média, 67% dos presentes serão comprados pela internet.

• Os canais de compra on line mais utilizados deve ser: os sites (76%, com destaque para os de lojas varejistas nacionais e em
sites internacionais ), os aplicativos (72%) e o Instagram (23%);

• Quando se trata da escolha do estabelecimento onde pretende comprar os presentes, 55% são influenciados pelo preço, 39%
por ofertas e promoções, 24% pela variedade de produtos e 23% pelo atendimento;

• Já com relação à escolha do presente, 20% consideram as promoções e descontos, 20% o perfil do presenteado e 20% a
qualidade do presente.

 

 

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