Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021, 21:10

Mobilização de prefeitos é fundamental para emancipação da UFMT Sinop

Por: Redação

A importância da união dos prefeitos do Nortão está sendo fundamental na conquista de projetos de desenvolvimento.

A criação da UFNMT - Universidade Federal Do Norte De Mato Grosso será um benefício para região que é composta por cerca de 30 municípios.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, esteve em Sinop, na câmara de vereadores na quarta-feira (29) e firmou que o primeiro passo em direção à emancipação já foi dado pelo Governo com o pedido da pasta para aumentar a verba discricionária em 17% para universidades e 28% para institutos federais.

Pediu também o apoio dos prefeitos de Sinop e região na cobrança ao Parlamento Federal para aprovação do orçamento Federal para o próximo ano.

“O presidente Jair Bolsonaro tem conhecimento do projeto para emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso para se tornar UFNMT, proporcionando maior autonomia, agilidade em encaminhamentos, decisões e em expansão”, disse.

O ministro ouviu manifestações favoráveis de senadores, prefeitos durante o encontro com o reitor da UFMT, dirigentes de entidades e demais lideranças.

Já o prefeito de Sinop, acredita que a emancipação da UFMT Sinop contribuirá, significativamente, para a criação da região metropolitana do norte do Estado.

“A cidade de Sinop vai ganhar muito, os municípios da região vão ganhar. Com a união de todos os prefeitos, não tenho dúvida de que dará certo. E aí vem o compromisso de nossos senadores, deputados federais de trabalhar junto ao parlamento para que a votação seja positiva em prol da nossa universidade”, comentou Dorner.

A expectativa é de que o projeto de criação esteja concluído até o mês de novembro.

ufmt