Terça-feira, 03 de Agosto de 2021, 08:02

Dados da CDL mostram maior confiança de empresários, consumidores e empregados

Por: Julio Tabile/Comunicação CDL

O Índice de Confiança do Consumidor - ICC em Sinop reflete o momento de retomada da economia e da vida social das pessoas, com a queda no número de infectados pelo Covid-19 e aumento na vacinação da polução.

A Pesquisa do Centro de Informações Socioeconômicas - CISE em parceria coma CDL, mostra que em julho houve uma queda no indicador do medo de ficar desempregado, passou de 121,65 pontos para 120,14 queda de -1,2%.

O levantamento de informações para o ICC ocorre entre os dias 01 e 10 de cada mês, com referência aos próximos 30 dias.

Na avaliação do diretor da CDL, Fernando Raiter a onda de Pandemia está sendo superada. “Não acabou, temos que seguir os protocolos de segurança, ir vacinar, mas já existe menos índices e o comércio vai entrando na normalidade”, comentou.

Dados da CNI indicam que 2021 seguirá o ritmo de retomada da economia já vista no segundo semestre de 2020.

Em Mato Grosso a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para empresas de calçados, vestuário, confecções e tecidos foi um dos fatores que refletiram no aumento da geração de empregos.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados CAGED, em Sinop, o comércio em junho, teve saldo positivo com 223 funcionários admitidos a mais, saldo de 1.286 admissões contra 1.063 desligamentos.

“O início do ano o crescimento foi mais lento, entretanto, a partir do segundo semestre, as projeções estão se confirmando com mais espaço para crescer com estímulos do governo do estado, ajuste monetários do governo federal. A redução de impostos automaticamente impulsiona a geração de empregos no comércio”, avaliou Raiter.

A campanha do Dia dos Pais, idealizado pela CDL, com prêmios aos consumidores, é outro fator que motiva os lojistas.

Nesta semana que antecede a data, a movimentação nas lojas já é bem intensa, com projeção de grande fluxo na sexta e sábado.