Quinta-feira, 03 de Junho de 2021, 07:02

Corpus Christi: qual o significado? É feriado nacional?

Por: Redação

Corpus Christi, a ser celebrado nesta quinta-feira (3), não é, oficialmente, feriado nacional, e sim ponto facultativo.

Para que uma data seja considerada feriado, é necessário que uma lei preveja isso. Não havendo uma decisão do governo federal nesse sentido, as gestões estaduais ou municipais ainda podem fazer essa determinação. Se não houver texto legislando sobre a data, torna-se ponto facultativo. Nesse caso, órgãos públicos podem decidir se haverá expediente, bem como empresas do setor privado.

Neste ano, devido à pandemia do coronavírus, diversos municípios anteciparam a data para poderem restringir a circulação em momentos piores de contágio, nos primeiros meses de 2021. São Paulo foi uma das cidades que teve Corpus Christi antecipado, em março. No entanto, como nem todos os setores aderiram, o dia na capital paulista será de bancos e alguns serviços fechados.

Em Cuiabá, Corpus Christi foi decretado como feriado religioso móvel em 18 de setembro de 1978. Entre as capitais brasileiras, também é considerado assim em Aracaju (Sergipe), Belo Horizonte (Minas Gerais), Porto Alegre (RS), Florianópolis (Santa Catarina), Fortaleza (Ceará), Porto Velho (Rondônia), Salvador (Bahia), São Paulo, Teresina (Piauí) e Vitória (Espírito Santo).

Já os bancos, conforme consta no site da FEBRABAN – Federação Brasileira dos Bancos, não terão expediente nesta data.

Em Sinop, por ser ponto facultativo, os lojistas poderão abrir suas lojas normalmente nos seus horários normais sem implicação de ônus trabalhistas.

A CDL Sinop realizou uma abordagem junto as empresas, se iriam ou não abrir nesta quinta-feira. Mais de 80% dos entrevistados declararam que não irão funcionar.

Corpus Christi

A celebração de Corpus Christi foi criada no século 13. A expressão significa, em latim, "corpo de Cristo" — referência direta àquilo que a data celebra: a instituição da eucaristia, a presença de Jesus Cristo na hóstia consagrada.

Embora móvel, a comemoração sempre ocorre em uma quinta-feira, 60 dias após a Páscoa, em alusão à Santa Ceia. No sacramento, o pão que é consumido simboliza o corpo de Cristo, e o vinho, seu sangue.

No Brasil, é costume que na data seja feita uma procissão. Tapetes com cenas e símbolos importantes da fé católica usualmente marcam o trajeto. A tradição de desenhar esses tapetes — normalmente com areia ou serragem — nasceu em Açores, Portugal. Na madrugada, os fiéis reúnem-se para fazer o trabalho. Sobre o tapete, caminha o padre que leva o ostensório no qual está a hóstia consagrada, protegido pelo pálio, o manto sustentado por hastes e que protege o Santíssimo Sacramento.

Em Sinop, em várias paróquias a tradição é comum, famosa justamente por sua celebração da data e por seus tapetes coloridos. Devido da pandemia, ela se tornou mais restrita para evitar aglomerações.