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Segunda-feira, 22 de Novembro de 2021, 14:22

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Cerca de 76% dos mato-grossenses planejam ir às compras neste fim de ano

Por: Assecom CDL/Cuiabá

Uma pesquisa idealizada pelo núcleo de inteligência de mercado, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, procurou entender o comportamento de compra de uma parcela significativa de consumidores economicamente ativos do Estado e o seu interesse pela Black Friday e Natal.

Segundo os dados, quase 76% da população mato-grossense pretende ir às compras neste final de ano, que promete ser o melhor em cinco anos.

Foram realizadas 600 entrevistas na primeira quinzena de novembro com abrangência nas cidades das Regiões Central, Médio Norte, Norte, Sul, Leste e Oeste de Mato Grosso.

As campanhas promocionais, por exemplo, tiveram aumento de interesse comparando novembro de 2021 (87%) com novembro de 2020 (66%). Para 73% dos entrevistados, as campanhas são um diferencial na decisão de suas compras ficando como destaque a Geração Z (18 a 26 anos) com 81,5%.

Dos 75,9% que pretendem realizar compras neste fim de ano, 40,9% responderam que irão presentear familiares, 34% irão se presentear, 15,7% irão comprar itens para casa, 6,9% presentearão os amigos e 2,6% gastarão com itens para sua empresa.

Com relação ao local de preferência para compras, 51,4% responderam que optam por ir às Lojas do Centro da cidade. Em segundo lugar ficou a Internet (sites), com 24,9%, que devemos destacar um grande aumento comparado aos últimos anos. Em seguida, os Shoppings Centers com 10,5%, Lojas próximas nos Bairros onde mora 7,1%, Mídias Sociais (Instagram, Whatsapp e Facebook) e 3,3% Outros. Quando analisado por regiões, podemos destacar que a preferência por Lojas do Centro da cidade é liderada pela Região Oeste (68,2%), Lojas de Bairros pela Região Médio Norte (9,9%), Shopping Center por Cuiabá e Várzea Grande (25,7%) e Internet (Sites On-line) pela Região Norte (32%).


BLACK FRIDAY

Questionados especificamente sobre a Black Friday, 59,3% responderam que aproveitarão as promoções e irão as compras nesta ano. Em 2020 o percentual de intenção de compras foi de 54%. Roupas e Calçados foram os itens apurados como os mais procurados na data (28%), seguido por Eletrodomésticos (24,2%), Celulares/Smartphones/Eletrônicos (22,5%), Móveis em Geral (9,7%), Brinquedos/Pelúcias (5,7%), Cosméticos e Perfumes (3,1%) e Outros 6,8%.

 A Geração que mais pretende comprar é a Z (18 a 26 anos) com 70,3%. Quando nos referimos a renda, a maior pretensão ficou com a de R$ 6.001 a R$ 10.000 (74,1%) e a região destaque com a possibilidade de conseguir maior volume de vendas ficou a Leste com 71,9%.

Já sobre a média de valor que pretendem gastar na Black Friday deste ano ficou em R$ 1.619,52. Aumento real de 20% na disposição de gasto médio quando comparado com 2020. Neste item destacamos a Região Norte com a média de R$ 1.784,00 seguida pela Região de Cuiabá e Várzea Grande com média de R$ 1.696,32, Região Médio Norte R$ 1.655,05 e Região Oeste R$ 1.442,86.

NATAL

Já exclusivamente sobre o Natal, 64% disseram ir às compras. Para essa data, os produtos mais procurados pelos entrevistados são Roupas e Calçados (55,3%), Brinquedos/Pelúcias (21,4%) brinquedos/pelúcias, Eletrodomésticos (4,9%), Cosméticos e Perfumes (2,9%), Acessórios (2,9%), Celulares/Smartphones/Eletrônicos (2,4%), Itens de decoração para casa (2,2%), Móveis em Geral (1,8%), Livros (0,6%), Viagens (0,2%), Artigos Esportivos (0,2%) e Outros (5,3%).

A média de valor que pretendem gastar este ano ficou em R$ 1.016,14. Aumento real de 18,5% na disposição de gasto médio quando comparado com 2020. Aumento puxado por 55% que pretendem gastar mais que no ano passado. A média de presentes/produtos ficou em 5 por pessoa.

A Região de Cuiabá e Várzea Grande foi a que apresentou a maior pretensão de compras pelos consumidores com 75,7%, seguida pela Região Sul (67,5%) e Região Oeste (66,7%).

 

VIAGENS E CONFRATERNIZAÇÃO

Dos entrevistados, 19,7% relataram que pretendem viajar neste final de ano, sendo 30,3% dentro de Mato Grosso e 69,7% para outros Estados. Já referente a Confraternização, neste ano 69% pretendem confraternizar e o local pretendido é na cidade que mora com 83,5%.


EXPECTATIVAS 2022

Na oportunidade, o Núcleo de inteligência de mercado apurou as expectativas para a economia do ano vindouro. O resultado foi otimista, com 61% dizendo que vai melhorar. A geração mais otimista é a X (42 a 55 anos) com 71,6%. As pessoas com faixa de renda mais otimista foi a de R$ 3.000 a R$ 6.000 (69,40%). A Região Oeste apresentou um otimismo acima da média (68,6%).

“O momento vivenciado atualmente é de mais confiança e otimismo quando comparado com o ano passado e esse sentimento tem se transformado em resultados mais positivos para a economia. A pesquisa nos apresentou vários aspectos, dentre eles o aumento real de valores gastos tanto para a Black Friday quanto para o Natal. Um ponto que precisamos observar é a confiança do consumidor com a Black Friday, já que o espaço referente ao volume de vendas de fim de ano tem aumentado; 67,4% da população economicamente ativa pretende antecipar alguns itens do que comprariam no Natal, principalmente eletrodomésticos, celulares, smartphones e eletrônicos. Por ser uma pesquisa Estadual tivemos a oportunidade de conhecermos um pouco mais de cada região quanto ao perfis de consumidores existentes, esse é um ponto importante para que os empresários locais possam elaborar estratégias comerciais e de marketing de forma ainda mais assertivas, porém uma ação certa é a Campanha de Natal Premiado CDL que está disponibilizando muitos prêmios para os clientes concorrerem e ficou comprovada a sua importância para a economia local, já que a maioria dos consumidores gosta de participar de ações como essa e também considera como diferencial na decisão de compras”, avaliou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

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