Terça-feira, 19 de Maio de 2020, 10h33
Diretor alerta que 60% dos leitos de UTI para Covid-19 estão ocupados no Hospital Regional de Sinop


 


O diretor do Hospital Regional em Sinop, Jean Carlos Alencar faz um alerta a toda população: o coronavírus está na cidade, está confirmada a transmissão comunitária e o número de casos vem aumentando. A maior preocupação do responsável pelo Hospital referencia de Covid-19 na região é que no último fim de semana as UTIs, Unidade de Terapia Intensiva, específicas para tratamento de pacientes infectados com o novo Coronavírus, completaram 60% de ocupação. Foram disponibilizados 10 leitos e 6 estão atendendo pacientes, sendo 2 moradores de Sinop e 4 de municípios vizinhos.

“A estrutura que montamos para atender as demandas de Covid-19 tem capacidade inicial de 20 leitos clínicos e 10 de UTI. Hoje, a nossa ocupação chegou aos 60%. Nós estamos trabalhando na ampliação dessa estrutura, dobrando essa capacidade, mas isso deve acontecer só no próximo mês. E temos notado um crescimento muito significativo de casos de Coronavírus e isso nos preocupa muito”, advertiu Jean que destacou, “Neste momento é fundamental evitar as aglomerações e usar a máscara. No centro de Sinop ainda vemos as pessoas respeitando essas regras mas nas pistas de caminhada, nos bairros, muita gente está sem, além das festas que estão sendo realizadas, as pessoas estão agindo como se o vírus não existisse. Como gestor do hospital de referência, fico extremamente preocupado com essas atitudes”.

Jean Carlos acrescentou que os reflexos da falta do isolamento social e da ausência da proteção individual ocorrerão nos próximos 15 dias. “Com o corona temos esse delay, os casos infectados de agora são os reflexos de 15 dias atrás, onde o comércio estava retomando as atividades. Agora, com essas flexibilizações os impactos serão muito grandes. Poderemos ter grandes consequências, por isso o alerta. Queremos que os moradores usem as máscaras. Não somente dentro dos comércios, mas nas ruas também. A população precisa entender que a máscara ajuda muito a evitar contaminações, em até 80%”.

O diretor destaca que a vida deve continuar, o comércio pode funcionar, ate porque a economia não para, as pessoas precisam se sustentar, mas a responsabilidade de cada um com a sua segurança e a segurança do próximo é enorme. “Todos precisam fazer a sua parte para não termos que viver um lockdown como está acontecendo em algumas cidades do Pará, aqui bem próximas”, reforça Jean Carlos que conclui, “Ouço muitas pessoas reclamando e justificando que não usam a máscara porque é desconfortável e eu garanto a vocês que mais desconfortável ainda é usar um tubo na traqueia com aparelho para respirar, então USEM A MÁSCARA!”.


Fonte: Câmara de Dirigentes Lojistas de SINOP
Visite o website: https://cdlsinop.com.br