Quinta-feira, 26 de Março de 2020, 11h00
CDL e ACES protocolam com a prefeita carta pedindo a reabertura imediata do comércio.


 

 

Os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcos Antônio Alves, e da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Klayton Gonçalves, continuam na luta em defesa dos empresários, que pedem a reabertura IMEDIATA do comércio para evitar um colapso na economia.

Nesta quinta-feira, dia 26 de março foi protocolado um oficio das duas entidades em que é apontado para a prefeita uma série de motivos para que o comercio de Sinop possa voltar as suas atividades. Entre eles o fato de NÃO HAVER CASOS CONFIRMADOS e outro de que algumas empresas já iniciaram processos de DEMISSÕES por não estarem faturando.

“A dose do remédio não pode ser tão alta que mate o paciente. Hoje não temos casos aqui então não precisamos colaborar com o colapso da economia mantendo as empresas fechadas, porque se não daqui a pouco as pessoas não terão dinheiro nem para ir as compras nos mercados que estão aberto para garantir as necessidades basicas”, explicou Marcos Antonio Alves.

Além dos motivos para abrir o ofício mostra 11 medidas que os lojistas adotariam para evitar a propagação do coronavirus e garantir que seus funcionários e clientes estejam seguros, como LIMITAR O NÚMERO DE CLIENTES E DE FUNCIONARIOS E OFERECER ALCOOL para desinfecção das mãos.

“Não estamos pensando apenas na economia, estamos focados na saúde também e por isso estamos sugerindo medidas e cuidados para que todos possam estar funcionando, mantendo o mínimo que seja essa roda girando. Porque se ela parar todos vão perder com isso”, expôs o presidente da ACES.

A prefeita Rosana Martinelli recebeu o ofício acompanhada do vice prefeito Gilson de Oliveira e do Secretario de Finanças Astério Gomes. “Estamos sensibilizados com as demandas do comércio, mas hoje não respondo sozinha, preciso prestar contas aos Ministério Público, que foi quem indicou a quarentena, por isso estaremos nos reunindo e hoje a tarde ainda daremos nosso posicionamento”, pontuou a prefeita.

RELEMBRANDO
Mesmo antes do Decreto Municipal 064/2020 ser publicado as entidades já estavam em conversação com a prefeitura de Sinop pedindo que o executivo não radicalizasse fazendo o fechamento total do comercio. Quando o decreto entrou em vigor as entidades intensificaram os pedidos a prefeitura, e a cobrança que ganhou ainda mais força após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro e do Governador Mauro Mendes defendendo que a economia não podia parar. Por isso na ultima quarta feira as entidades e vários empresários do quadrilátero central da cidade estiveram reunidos com os secretários de Planejamento, Finanças e Orçamento, Astério Gomes, e de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, reivindicando a abertura imediata do comércio.

Por pressão da classe empresarial, especialmente da CDL e ACES, a Prefeitura de Sinop anunciou no fim da tarde de quarta que atenderia parte dos pedidos do empresários publicando o Decreto 065 que flexibilizou as regras e permitiu a abertura de novos ramos de atividade.


"Esse ainda não é o resultado final que pedimos, o que PRECISAMOS É QUE TODO O COMERCIO ABRA, mas já é um início, e para fortalecer ainda mais o nosso pedido protocolamos esse novo documento na esperança que sejamos atendidos nesta semana", disse Marcos Antonio Alves, presidente da CDL Sinop.


VEJA O OFÍCIO PROTOLOCADO:

Sinop, 26 de março de 2020.

A Exma Sra Rosana Martinelli
Prefeita de Sinop

Ref.: PANDEMIA DO CORONAVIRUS (Covid-19) e a abertura do Comércio

A CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP – CDL SINOP E A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE SINOP – ACES SINOP, entidades sem fins lucrativos e legitimas representantes do comércio de Sinop, vem clamar a vossa excelência, autoridade máxima de nosso município, que diante da Pandemia do Coronavirus e da grave crise econômica que começa a se instalar em nossa cidade, estado, país e em todo mundo, seja uma aliada do setor produtivo que move a economia e que terá muitas baixas caso o poder público fique indiferente.

Antes de tudo destacamos que as entidades aqui nominadas são defensoras da VIDA e da SAÚDE de TODA a população em 1º lugar. Reconhecemos que existe um vilão real a ser enfrentado, que é o coronavirus, mas é necessário destacar que, NÃO EXISTE um panorama preciso de como este vírus está em nossa cidade e nem uma formula certa de como combate-lo e por outro lado trazemos a preocupação também real com a SAÚDE ECONOMICA de nossa cidade e o enorme risco de termos mais vitimas pelo colapso da economia do que pela Pandemia do Covid-19.


? Diante do pronunciamento do presidente da república, Jair Bolsonaro, autoridade máxima de nossa país, que convocou os empresários a voltarem as suas atividades, de forma responsável, limitada mas produtiva quando disse, “Hoje o país tem 38 milhões de autônomos que não tem como sobreviver sem trabalhar, milhares de empresas que não terão como pagar os salários ou arcar com seus fornecedores e mesmo com seus impostos, o que prejudicaria o recebimento também dos funcionários regidos pela CLT e pra finalizar se a economia colapsar os servidores públicos também não vão receber, com tudo isso entraríamos em uma crise que só será superada em anos, por isso estamos sugerindo que quem está saudável trabalhe, preservando idosos e grupos de riscos mas sem parar o país”.

? Diante do posicionamento do governador Mauro Mendes que disse, “Vamos continuar a restringir o convívio social e a preparar toda a estrutura necessária para atender aos possíveis doentes do coronavírus. Mas, não iremos proibir nenhuma atividade econômica essencial, desde que haja a devida obediência às regras sanitárias”

? Diante do fato de que o paciente número um para coronavírus em MT, diretor de uma fábrica de refrigerantes, deixou o hospital Santa Rosa nesta terça (24), está em casa, passa bem e ficou constatada a diminuição das manchas detectadas no pulmão no último exame.

? Diante do fato de que o secretário municipal de Saúde, Kristian Barros, anunciou que Sinop não conta com NENHUM CASO POSITIVO de coronavirus.

? Diante das comunicações oficiais da prefeitura que apontam que são 29 CASOS SUSPEITOS no dia 25, mas “todos são leves e estão sendo monitorados na residência pela Secretaria Municipal de Saúde. A grande maioria se encaixa na faixa etária de 25 a 45 anos. Tem três casos que entram no grupo de risco. E não há crianças”.

? Diante do enorme risco de demissões em massa, que colocariam grande parte da população em situação de risco econômico.

? Diante do enorme risco de termos empresas fechando, especialmente as pequenas e médias que teriam que decretar falência.

? Diante do Decreto Municipal nº 065 de 25 de março de 2020 que flexibilizou a abertura do comércio, vindo de encontro a este ofício e a nosso pedido.

A CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP – CDL SINOP E A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE SINOP – ACES SINOP, entidades representantes do comércio de Sinop, vem clamar a vossa excelência que:

REVEJA O DECRETO 064/2020, revogando o prazo de fechamento do comércio de Sinop para que as empresas possam voltar a trabalhar o mais rápido possível.

Na ânsia de colaborarmos com o combate ao coronavirus e sua propagação e cientes de que este é um esforço de todos para superarmos esta crise, os empresários de Sinop comprometem-se a trabalhar de forma diferenciada neste período de Pandemia adotando as seguintes medidas:

1) Reforçar a higiene das lojas utilizando água sanitária ou cloro para desinfecção dos ambientes,
2) Disponibilizar álcool 70% para uso dos clientes e funcionários
3) Disponibilizar espaço para lavar as mãos;
4) Obrigar os colaboradores a usarem os EPIs (luvas e máscaras) com A ciência dos riscos acordada em documentos;
5) Dispensar das atividades os funcionários do grupo de risco, sem prejuízo de seus salários;
6) Manter a equipe reduzida trabalhando no sistema de rodízio;
7) Treinar a equipe com base no manual de boas práticas confeccionado pela CDL, ACES e Prefeitura.
8) Comunicar na porta das empresas e nas mídias sociais como será o atendimento das pessoas dos grupos de risco;
9) Priorizar os atendimentos delivery;
10) Atender um número limitado de clientes por vez;
11) Em situações de filas sinalizar os espaços respeitando a distância de dois metros por pessoa.

Acreditamos que com essas medidas protetivas e preventivas podemos oferecer a sociedade um comércio seguro, combatente ao coronavírus mas sobrevivente. Ainda existirão baixas, tanto entre empregados como entre empresas, mas elas serão bem menores do que no caso do comercio ficar fechado por 15 longos dias em que as contas continuam vencendo e nenhum dinheiro está entrando.

Certos de contarmos com vossa compreensão e apoio em prol do comércio e de TODOS OS COLABORADORES QUE ESTÃO COM SEUS EMPREGOS EM RISCO, desde já agradecemos e despedimo-nos.

Atenciosamente


Marcos Antônio Alves e  Klayton Gonçalves
Presidente da CDL Sinop e Presidente da Aces Sinop

 


Fonte: Câmara de Dirigentes Lojistas de SINOP
Visite o website: https://cdlsinop.com.br