Quinta-feira, 18 de Abril de 2019, 07h12
FORÇA TAREFA CONTRA O MOSQUITO INICIA SEGUNDA



A Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação Comercial e Empresarial alertam aos empresários do quadrilátero central de Sinop sobre a a FORÇA TAREFA DE COMBATE AO MOSQUITO Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Ela foi lançada pela CDL, ACES, Corpo de Bombeiros, Exército e a Prefeitura de Sinop, através das Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente, Obras, Transito e Educação e vai para as ruas na próxima segunda feira, dia 22 de abril.


Esta FORÇA TAREFA tem como objetivo alertar os lojistas e moradores de que é responsabilidade de cada um manter sua empresa e casa longe do mosquito praticando ações de limpeza e segurança como:
• Limpeza de calhas e dos quintais eliminando pneus, garrafas e todo tipo de lixo ou objeto e até plantas que acumulem água parada.
• Tampar os grandes depósitos de água como caixas d'água, tanques, tinas, poços e fossas.
• Limpeza dos recipientes de água: Não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou dos animais domésticos é preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.
• Limpeza de gavetas de geladeira, bandeja do ar condicionado, umidificadores de ar, ralos e canaletas de drenagem, entre outros.
Neste dia 22 de abril a FORÇA TAREFA vai realizar visitas e vistorias em todos os estabelecimentos comerciais e residências da área central compreendidas no quadrilátero entre as avenidas Figueiras, Embaúbas, Jacarandás e Itaúbas.


Os Homens do Corpo de Bombeiros, Exército e Agentes de Saúde participarão da FORÇA TAREFA para que seja verificado minunciosamente se existem criadouros e até larvas do mosquito. Caso existam irregularidades os agentes multarão empresas e residências, baseados na Lei Municipal nº 1185/2009, que estabelece multa de 100 URs (Unidades de Referencias), para locais em que existam criadouros do mosquito, por se tratar de risco à saúde pública. A mesma lei também estabelece multa de 200 a 800 UR’s caso os proprietários recusem injustificavelmente o ingresso das autoridades competentes.


Desta forma CDL e ACES alertam os empresários para manter as empresas e residências livre do mosquito, garantindo a saúde de todos e não correndo o risco de ser autuado e multado.


Fonte: Câmara de Dirigentes Lojistas de SINOP
Visite o website: https://cdlsinop.com.br