Sexta-feira, 22 de Junho de 2018, 07h25
35 anos de história da CDL Sinop


 

A história da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop, começa em 22 de junho de 1.983, quando ela foi fundada e constituída sob a denominação de Clube dos Diretores Lojistas de Sinop e tendo como primeiro presidente o comerciante Jamel Auada (1983-1985). Na época Jamel tinha apenas 22 anos, foi apontado como o presidente de CDL mais jovem do país, e trabalhava na empresa de móveis e eletrodomésticos Sofálar.

“Eu vim de Maringá, onde a CDL e o SPC eram muito utilizados e Sinop estava apenas começando, eram muitas as dificuldades, por isso nos motivamos a fundar a CDL, na mesma época participei também da fundação do CTG, Sinop Futebol Clube, entre outras”, conta Jamel que no fim do mandato saiu de Sinop e hoje mora em Joinvile (SC) onde é proprietário da Flex Empreendimentos. O empresário ainda lembra que a CDL só foi constituída porque na época teve muito apoio dos lojistas locais, da CDL Cuiabá, da Radiobrás e do prefeito da época Geraldino Dal Maso.

“Se hoje a CDL tem a importância que tem imagina naquela época, se não tivesse as pessoas que se reuniram para colocar a CDL em Sinop, para trabalhar pelo comercio, talvez hoje nosso comercio seria diferente. A importância da CDL passa pela grandeza de Sinop hoje porque com certeza quem alavancou o comercio foi a CDL”, avalia o empresário Odemar Luiz Consalter Schenatto que também participou do início da entidade e destaca, “As pessoas que estavam envolvidas, todos acharam viável e trabalharam, não pensando só em si ou no resultado imediato, mas a longo prazo.”

Quem também faz parte desta história e que figura como associado 001 da CDL é Irineu Martins do Grupo Machado. “Todas as épocas têm suas necessidades, naquela a cidade estava crescendo e se desenvolvendo, estávamos passando por uma fase difícil nas finanças, sem controle de bom pagador, mal pagador e achamos que a CDL seria um órgão para orientar o comercio, ajudar, controlar e assim aconteceu e ajudou, passamos a ter mais segurança na questão de concessão de credito, porque com o crescimento da cidade os problemas vieram junto como acontecem em toda cidade, vem as coisas boas e vem as ruins e a CDL ajudou muito”.

Outro empresário que acompanhava de perto a evolução da CDL e até hoje participa ativamente é Marcos Antônio Martin do Grupo Dorane. “A CDL é muito útil em nossa vida, é um anjo protetor, um guarda costas que protege o comercio nos dando tranquilidade para trabalhar. Sem a CDL seria muito mais difícil. O SPC Nacional por exemplo foi a melhor coisa que aconteceu para o comercio, por isso até hoje antes de fazer qualquer coisa procuramos antes a CDL.”

Em 1987 assumiu o comando da entidade um comerciante que fez a diferença na CDL: Ari Daher dos Santos (1987-1989). Ari participou ativamente da CDL por muitos anos, além desta primeira gestão foi presidente também de 1991-1993 e depois de 2001-2003, mas manteve-se na diretoria da CDL, atuando com os outros presidentes, de 1987 a junho de 2003. Foi sob seu comando que começou a funcionar o SPC - Serviço de Proteção ao Crédito e também foi em sua gestão que o Clube virou a Câmara de Dirigentes Lojista.

“Também foi na minha gestão que lancei o desafio da sede própria. Fui a Cuiabá diversas vezes e comprei uma máquina fotocopiadora e a instituição oferecia um preço bem abaixo do mercado para toda a população nesse tipo de serviço. O objetivo era arrecadar para comprar um terreno. E foi com a venda desta máquina que compramos nosso terreno onde hoje está a sede da CDL”, conta Ari.

O engenheiro civil, Ernani Pedrotti, da Construtora Impacto, foi quem realizou o projeto, de forma gratuita. “A partir daí, nos comprometemos em construir a sede. Fizemos jantares, bingos e outras tantas ações com a renda revertida para essa finalidade. Recebemos muitas doações também de material. FIquei por quase duas décadas participando da diretoria, seja como presidente, vice ou membro. É um grande orgulho ver a representatividade e importância da CDL para o município.”.

Também passaram pela CDL como presidentes, os empresários Alcides Raiter (1989 – 1991), que com sua simpatia e dinamismo manteve a união dos lojistas, e João Peniani (1993-1995 / 1995-1997) que colocou a sua marca na CDL com a realização de campanhas promocionais e inauguração da sede própria em 25 de abril de 1.996.

Fernando Raiter, filho de Alcides Raiter (falecido em de 27 de outubro de 2011) e atualmente diretor da CDL Sinop, conta que entrou para o comércio e para CDL motivado pela paixão do pai pelo setor, uma paixão que hoje ele também compartilha. “A vida dele era o comércio, ele amava estar com os clientes, e tinha uma visão de progresso e desenvolvimento fantástica, consequentemente a CDL também era sua paixão e ele trabalhou muito para que a entidade tivesse a força que ela tem hoje, onde quer que ele esteja, com certeza, ele está orgulhoso desta entidade e de mim por estar na diretoria. Pra mim é uma emoção e uma alegria entrar na CDL, uma honra e espero continuar por muito tempo lutando por esta entidade que faz a diferença em nossa região”, pontua Fernando Raiter.

Já a gestão de Peniani é relembra pelo empresário Alcides Bertoti Pereira. “Construir a CDL exigiu muito empenho, trabalho de todos e muita dedicação, eu era vice do Peniani e lembro que consegui uns terrenos e repassei 2 para CDL. Para fazer o prédio buscamos muitas parcerias, todo mundo ajudou, um dava tijolo, outro areia, mão de obra, e assim foi. Aquele foi um tempo muito bom, tinha que correr atrás das coisas, dar nossos pulos, porque não vinha nada de graça, como hoje, só mudou a tecnologia, o tamanho da cidade, mas o empenho, o trabalho é o mesmo.”

Depois do segundo mandato de João assumiu a CDL o lojista Edmundo da Costa Marques Filho (1997-1999 / 1999 – 2001) que também ficou 4 anos na presidência. Ele se destacou pela inauguração do Pavilhão de Festa, aquisição do carro e da moto da entidade, pelas Campanhas Promocionais e eventos sociais que realizou.

“A CDL foi um passo muito importante para Sinop e para nós, antes as informações eram transmitidas via telefone e era complicado. Foi durante os anos que fui presidente na CDL que implantamos o sistema informatizado de consulta interligado com Cuiabá, o que facilitou muito o acesso as informações”, relata Edmundo que hoje usa a experiência que ganhou como presidente para aconselhar o filho Edmundo da Costa Marques Neto que é o atual vice presidente da CDL. “É emocionante ver meu filho seguindo meus passos não só na empresa, mas especialmente nesta entidade. Tenho um grande carinho pela CDL e é muito gratificante ver a continuidade e, melhor, o fortalecimento da CDL”, pontua.

De 2003 a 2007 a CDL passou por nova transformação tendo à frente da entidade o empresário Afonso Teschima Junior. Em sua gestão Afonso instituiu o departamento de comunicação, criou o Balcão de empregos, inaugurou a Sicredi CDL, realizou diversas campanhas promocionais e shows de virada do ano e o 4º Encontro de Profissionais de SPC’s e no 3º Encontro Líderes Empresarias de Mato Grosso em Sinop, além de lançar a Feira Multisetorial, o Mérito Lojista, a Liquida Sinop, e a Fundação CDL Social.

Em julho de 2007 assumiu a entidade o empresário Nilson Lopes Ribeiro que ficou até 2009. Nilson realizou campanhas promocionais, participou do projeto de iluminação natalina da Júlio Campos, reforçou as atividades do departamento de cursos, atuou realizando campanhas sociais, participando do Varejo que dá certo e discutindo benefícios para o nosso município e nossos comerciantes. Foi em sua gestão que a CDL desenvolveu o Parque do Natal atendendo gratuitamente as crianças de Sinop com a presença do papai Noel e muitos brinquedos gratuitos em um verdadeiro parque.

“Toda diretoria trabalhou muito nos anos em que fui presidente e tivemos ações marcantes que alegraram toda população além da participação da entidade em todos os momentos importantes de nossa cidade, Foi durante nossa gestão que tivemos a honra de ver um diretor da CDL, Fernando Assunção, eleito vereador, e isso confirmou a força de nossa entidade", contou Nilson.

Depois de Nilson, Afonso voltou a presidência em 2009 e permaneceu até 2014. Ele foi o presidente que mais tempo esteve à frente da CDL e consequentemente também foi sob seu comando que a entidade ganhou os quatro cantos da cidade, consolidou-se como a segunda CDL do estado e destacou-se nacionalmente.

Neste período destaca-se a parceria inédita no Centro Oeste da entidade com a Unemat para levantamentos mensais de indicadores econômicos como Inflação, Cesta Básica, Confiança Empresarial e expectativas de vendas. Afonso também realizou a Reforma do Pavilhão Presidente Alcides Raiter e inaugurou nova sala de treinamento, iniciou a campanha do Cadastro Positivo, criou o Premio CDL Sinop de Jornalismo e inaugurou a primeira unidade do Sicoob em Sinop. Também foi em sua gestão que aconteceu o primeiro show nacional no Mérito Lojista com Sérgio Reis e Renato Teixeira e foi criado o Conservatório Musical da CDL.

“Hoje, nem sempre os empresários conseguem ver a CDL da maneira como deveriam, veem uma prestadora de serviços, mas a entidade é mais, ela realmente busca alternativas e ajuda no fomento do comércio, o trabalho em geral, que é feito dentro da CDL, em várias situações, é muito grande até porque hoje a insegurança é muito grande na questão tributária, e em todas as questões que envolvem o comércio a CDL se faz presente, lutando pelos direitos do lojista isso não tem preço”, destaca Teschima que ainda ressalta que quando se trata de empresas, a CDL não beneficia somente as filiadas e sim todas de uma forma generalizada.

Em 2015 assumiu a presidência o empresário Luciano Chitolina que ficou até dezembro de 2016, saindo da presidência direto para a Câmara de Vereadores, ao ser o primeiro presidente da CDL Sinop eleito vereador. Sua passagem pela CDL foi rápida mas assertiva. A marca de sua gestão foi consolidar a CDL como instrumento da sociedade, reunindo todas as entidades de Sinop de maneira organizada para lutas comuns como o Novo Código Tributário de Sinop, a segurança pública, a saúde pública, o aeroporto municipal, as mudanças no ICMS, a BR 163, entre outros. Realizou reformas estruturais na entidade entregando um Centro de Eventos totalmente climatizado, inaugurou a CDL Saúde Ocupacional; garantiu que o Sicoob se tornasse Sicoob Norte de Mato Grosso, a 1º cooperativa de credito da cidade; e recebeu a doação da Prefeitura, aprovada pelos vereadores de uma área de 5 mil metros quadrados para construção de nova sede. Além disso garantiu a instalação do Centro de Atendimento Empresarial de Sinop na CDL.

“Foi mais rápido do que imaginei porque acabamos nos afastando pra campanha e os 2 anos se resumiram a 1 ano e meio, mas neste período demos uma nova cara a CDL e atuamos muito na área social também sendo parceiros de projetos como Luz do Amanhã, Bombeiros do Futuro, Guarda Mirim, Refeccs, entre outros. Mostramos que a CDL é não só dos lojistas mas de toda sociedade”, conta Luciano

E em 2017 assumiu o atual presidente Márcio Kreibich que encerra este mandato em dezembro de 2018. Márcio, que era vice de Luciano, deu continuidade a muitos projetos. Entregou a reforma do Auditório da CDL e de todas as salas de treinamento. Participou da ampliação do Sicoob Norte com as inaugurações da cooperativa em Colíder e Alta Floresta. Destacou a CDL ao assumir o mutirão contra a dengue ajudando a prefeitura nesta luta e solidificou a parceria com o Procon na orientação aos lojistas. Também tem sido em sua gestão lutas contra os ambulantes, em prol do aeroporto, e contra a taxa de lixo.

Márcio também realizou o 1º Encontro Empresarial com a FCDL e o 1º Passeio Ciclistico com a AABB e UFMT. Modernizou a entidade inserindo a mesma em eventos como a Startup Weekend do Google e Impulsione seu negócio do Facebook, mostras e feiras de decoração como Iluminare e Mercadinho Designer, e treinamentos de alto padrão como One Day, Expogen, Prospere Mais e Woman MT. Também foi nos ultimos 4 anos que a CDL Sinop tem recebido premios nacionais, regionais e estaduais por causa do Cadastro Positivo, desempenho e vendas dos produtos SPC, entre os premios recebidos estão bicicletas, eletroeletronicos, computadores, tablets e uma moto.

“A retomada da Liquida CDL é sem dúvida um dos meus orgulhos. Foi um sucesso em 2017 e será novamente este ano. E finalizando a lista de conquistas desta gestão, até agora, está a aquisição de um novo veículo para a CDL, desta vez um utilitário que chega em boa hora para uma entidade que cresce trabalhando tanto”, conta Márcio que finaliza, “Hoje, quando a CDL completa 35 anos olho para trás e vejo como cada presidente foi importante na sua gestão e como cada diretor é fundamental nesta história, pessoas que as vezes ficam apenas nos bastidores e que tanto fizeram e fazem, sem dúvidas esta é uma entidade feita por lojistas e para lojistas e é muito gratificante ver todas as conquistas que já tivemos e ter a certeza de que é com nossa união que a mágica se faz. Portanto, parabéns a todos nós que fazemos parte da maior e melhor entidade de nossa cidade”.

PARABENS CDL SINOP!

PRESIDENTES DA HISTÓRIA CDL:
1) Jamel Auada (1983-1985) /
2) Ari Daher dos Santos (1987-1989) /
3) Alcides Raiter (1989 – 1991) /
4) Ari Daher (1991-1993) /
5 e 6) João Peniani (1993-1995 / 1995-1997) /
7 e 8) Edmundo da Costa Marques Filho (1997-1999 / 1999 – 2001) /
9) Ari Daher (2001-2003) /
10 e 11) Afonso Teschima Junior (2003-2005 / 2005-2007) /
12) Nilson Lopes Ribeiro (2007-2009) /
13, 14 e 15) Afonso Teschima Junior (2009-2010 / 2011-2012 / 2013-2014)
16) Luciano Chitolina (2015-2016) /
17) Márcio Kreibich (2017-2018)

 


Fonte: Câmara de Dirigentes Lojistas de SINOP
Visite o website: https://cdlsinop.com.br