Quarta-feira, 27 de Dezembro de 2017, 14h10
Natal em Sinop e no Brasil foi de aumento nas vendas


 

O Natal é a data mais esperada pelo comércio e este muitos lojistas festejaram a superação das expectativas. “Em 2016 o natal em Sinop não foi bom e o primeiro semestre de 2017 foi complicado, mas já no segundo semestre tivemos uma retomada e o resultado foi um natal com aumento nas vendas”, explica o presidente da CDL Sinop Márcio Kreibich.

Segundo dados do SPC Brasil em Sinop, o termômetro das vendas a prazo, só as consultas tiveram um crescimento de 6,27%, na semana de 18 a 24 de dezembro, que antecedeu ao natal, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Além deste aumento devem-se levar em conta as vendas com cartão de crédito e a vista, quando a consulta não é utilizada. Nestes casos os lojistas estão divididos, alguns apontaram que o natal teve aumentos de 5% e outros de 20%. “Por isso podemos dizer que as vendas de natal em Sinop tiveram um aumento médio de 10% em comparação com 2016 e isso é muito bom, mais uma vez mostra o otimismo da nossa população e do nosso empresário e a rápida capacidade de se recuperar e vencer as crises”, pontua Márcio.

SPC BRASIL e CNDL
Segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito, analisando os números nacionais, as vendas de Natal subiram em 2017. Segundo levantamento do SPC Brasil, o gasto médio do brasileiro com o total de presentes de Natal girou em torno de R$ 461,91. A estimativa é de que a data movimentou cerca de R$ 51 bilhões na economia. Este ano houve um crescimento de 4,72%, na semana de 18 a 24 de dezembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo as instituições, este é o primeiro crescimento no indicador após três anos consecutivos de queda. As retrações das vendas a prazo nos Natais passados foram de 1,46% (2016), 15,84% (2015) e 0,7% (2014). De acordo com o SPC Brasil e a CNDL, o Natal também foi a data comemorativa de 2017 com o aumento mais expressivo nas vendas. O Dia das Crianças teve o segundo avanço mais significativo (3%), seguido pela Páscoa 0,93%.

SERASA
Já o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio mostrou um crescimento de 5,6% na semana entre 18 e 24 deste mês em relação a igual período de 2016. No fim de semana que antecedeu o Natal, de 22 a 24, a alta foi de 0,8%. Com isso as vendas do Natal de 2017 no País tiveram o melhor desempenho desde 2010, revertendo três anos consecutivos de retração. Conforme os economistas da Serasa Experian, o aumento no volume de vendas do comércio reflete a recuperação da renda real dos consumidores, influenciada pelo recuo "sistemático" da inflação e pela queda "gradual" do desemprego, além da retomada da confiança e do crédito após a queda do juro.


Fonte: Câmara de Dirigentes Lojistas de SINOP
Visite o website: https://cdlsinop.com.br