Quarta-feira, 08 de Novembro de 2017, 10h43
CDL lança CDL MEDIADOR



Nesta terça-feira, 07 de novembro de 2017, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop foi lançado o novo serviço da entidade, o CDL Mediador. Trata-se de uma Câmara de Conciliação da CDL Sinop, que tem como objetivo promover o dialogo em casos que envolvam Cliente x Empresa x Fornecedor, evitando assim demandas judiciais, economizando tempo e dinheiro de todas as partes.
O evento foi aberto pelo presidente da CDL Márcio Kreibich e pelo o advogado e assessor jurídico da CDL Thiago Rebellato Zorzeto (OAB/MT 14.338/A), responsável pela Câmara de Conciliação e Mediação. Estiveram presentes prestigiando o evento: Gláuber da Silva, Defensor Coordenador; Nilton César Padovan, Promotor coordenador; Sonia Aparecida Travaglia, Gestora Judiciaria, representando a Juíza diretora do Fórum de Sinop, Rosângela Zacarkim dos Santos; Silvana Cavalcante Barsande Pinheiro, Gestora do CEJUSC, representando a Juíza coordenadora do CEJUSC - Centro Judiciário de solução de conflitos e cidadania Débora Roberta Pain Caldas; Juliana Torres Baptista, Diretora do Órgão de Defesa do Consumidor (Procon - Sinop); Diego Gutierrez, vice presidente da OAB Sinop e o diretor do Cartório do 1º Oficio de Sinop Osvaldo Reiners.
A vida em sociedade nos traz inúmeras responsabilidades. Além disso, as relações cada vez mais dinâmicas e ágeis faz com que acumulemos cada dia mais obrigações.
Diante desse cenário, é absolutamente comum, vez ou outra, nos depararmos com opiniões diferentes, condutas diferentes, que não nos agradam. A maioria delas conseguimos resolver com certa facilidade, ignorando, acatando, e por vezes, negociando.
Certos fatos porém apresentam características pontuais que elevam o fato à categoria de conflito jurídico, onde as pessoas envolvidas não mais conseguem resolver o problema por conta própria.
Durante muito tempo, a única solução disponível para a solução de conflitos jurídicos era o processo judicial. Entrega-se o problema na mão de um terceiro julgador imparcial que analisará as versões de cada parte e, após produzidas as provas, decidirá quem tem razão na disputa.
É um procedimento caro, demorado e inseguro. Caro pois as despesas com taxas, diligências e demais emolumentos somam altas quantias. Demorado pois o grande volume de processos existentes nos fóruns, somado com a pequena estrutura estatal disponibilizada congestiona a prestação jurisdicional, tendo os juízes maior um maior número de processos entrando em seus gabinetes do que conseguem julgar. E inseguro, pois delegando a decisão do problema para um terceiro, não se tem como prever com exatidão qual será seu posicionamento final.
Uma solução inteligente para a solução de conflitos jurídicos é a conciliação e mediação, institutos onde um terceiro auxiliador conduzirá as partes para uma solução amigável, demonstrando os caminhos para o entendimento comum. É um procedimento seguro, pois a solução do conflito é dada pelas próprias partes, valorizando suas opiniões sobre seus próprios problemas. É também ágil, pois é possível resolver o caso em uma ou poucas reuniões. Além disso, é barato quando comparado com processos judiciais.
O empresário deve conhecer a Conciliação e Mediação e utilizar-se delas para resolver seus problemas. Ganhará com isso eficiência em seus negócios, e não acumulará demandas que levam anos para serem resolvidas.
“Nosso principal objetivo é dar aos empresários, especialmente nossos filiados, uma alternativa que seja mais barata e mais rápida na solução de problemas jurídicos, então convido todos a conhecerem o CDL Mediador, evitando disputas jurídicas e apostando sempre na conciliação”, convidou o presidente da CDL Marcio Kreibich.


Fonte: Câmara de Dirigentes Lojistas de SINOP
Visite o website: https://cdlsinop.com.br