Segunda-feira, 06 de Novembro de 2017, 08h00
Comércio deve diminuir a contratação de temporários neste natal


Comércio deve diminuir a contratação de temporários neste natal

Para ajudar os empresários a encerrar o ano de 2017 em grande estilo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop preparou uma grande campanha de natal, que iniciou no fim de outubro, segue pelo mês de novembro, e se encerra no dia 23 de dezembro com o grande sorteio de 1 carro, 1 caminhão de prêmios, 2 motos, 5 televisões e 10 bicicletas. Além disso, para subsidiar o empresário com informações econômicas realizou uma pesquisa desenvolvida pelo CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS da UNEMAT, mostrando as expectativas para o final do ano.

A pesquisa foi dividida em duas etapas, uma com os empresários, que contou com uma amostra de 195 entrevistados, um nível de significância estatística de 93% e uma erro amostral de 4.83%. E outra com os consumidores tendo 130 pessoas entrevistadas entre os dias 02 e 10 de outubro.

Primeiro verificou-se que 53% dos empresários esperam um volume de vendas neste natal semelhante ao do ano de 2016. O número de empresário com expectativas melhores que a do ano anterior ficou em 18% da amostra. Essa expectativa pode melhorar de acordo com os dados do SERASA e do BACEN, que apontam um volume maior de crédito para este ano.

“Outro dado importante e significativo da pesquisa é que a maioria dos empresários não deve contratar funcionários temporários para este final de ano já que mais da metade, 55%, não pretendem contratar temporários. Os resultados apontam que as expectativas dos empresários dependem de sinais mais robustos de recuperação da economia”, explica o economista Feliciano Azuaga.

Já a população mostra-se cautelosa com os gastos do final do ano. Quando questionados sobre qual destino será dado a bonificações e 13º, 46% das pessoas disseram que pretendem pagar as dívidas, 27% realizar compras, 22% poupar e somente 5% viajar. O resultado aponta que os consumidores buscam recuperar seu acesso as linhas de crédito.

Também foi questionado quais os tipos de bens a população pretende adquirir. Na amostra entrevistada, a maioria (68%) afirmou que pretende comprar roupas ou acessórios de consumo próprio, 28% pretende comprar presentes e apenas 6% comprar algum móvel novo para casa.

“Cautela, sem dúvida essa é a palavra de ordem neste natal. Os consumidores estão cautelosos para gastar e o empresário cauteloso para investir, mas nada disso diminui o otimismo do final do ano, afinal o natal é sempre o natal, na hora que a grande data comemorativa chega, as compras acontecem, mesmo que sejam mais modestas, então nossa dica aos empresários é: PARTICIPE DO SONHO DE NATAL DA CDL E FAÇA A MAGIA ACONTECER NA SUA EMPRESA”, pontuou o presidente da CDL Sinop Márcio Kreibich.


Fonte: Câmara de Dirigentes Lojistas de SINOP
Visite o website: https://cdlsinop.com.br