Segunda-feira, 11 de Setembro de 2017, 07h50
Raiter e Cia: pioneirismo e segurança


 

Soeli Gebert Raiter chegou a Sinop em cinco de outubro de 1980, é natural de Santa Rosa, Rio Grande do Sul. A Família Raiter veio do Paraná para o Mato Grosso com uma padaria e confeitaria. “A cidade onde morávamos foi alagada pelo lago da Itaipu, como essa cidade era pequena, só tinha uma padaria e com isso ficou ainda menor, e difícil para seguir a diante com os negócios”, diz Soeli em relação a mudança de cidade.
Sinop foi indicada à família Raiter pela família Schmidt e a ideia da empresa Raiter e Cia surgiu quando o motor de uma geladeira da padaria queimou e na cidade não tinha onde comprar outro nem onde concertar, precisaram ir até Cuiabá e o caminho até lá era precário, demorando muito mais do que hoje.
Um técnico de refrigeração que já prestava serviço para a padaria teve a ideia de montar a empresa e juntos apostaram no concerto e venda de eletrodomésticos. No inicio tinha cinco motores, um botijão de gás e as ferramentas que precisavam. Aquele tempo eram somente Soeli, seu marido Alcides Raiter (?1949 – 2011?) e o técnico. Hoje a empresa tem 16 funcionários e o filho, Fernando Raiter, segue com os negócios que seu pai começou seguindo seus passos também na CDL, fazendo parte da diretoria da entidade.
Alcides Raiter se filiou a CDL, assim que chegou a Sinop e sempre participou da entidade ativamente, sendo diversas vezes diretor e chegando a ser presidente da entidade de 1989 a 1991. A atuação de Alcides a frente da CDL rendeu emocionantes homenagens na ocasião de seu falecimento, uma delas foi quando a diretoria da entidade batizou o Centro de Eventos como Presidente Alcides Raites. “Foi realmente um momento lindo que nos emocionou muito pelo reconhecimento e carinho com ele”, lembra Soeli. A CDL sempre foi importante para a empresa Raiter e Cia, pelos cursos, serviços e informações oferecidas. “Naquela época nos ajudou muito e hoje continua ajudando. Acredito que a CDL une muito os comerciantes, é como se fosse um ombro amigo para nos amparar na hora dos problemas”, diz Soeli.
Em relação à cidade, Soeli diz ser muito feliz em morar e construir a família aqui, e que os novos empresários que aqui chegarem são bem vindos. Ainda ressalta o orgulho de ter permanecido em Sinop mesmo tendo passado por algumas dificuldades. “sou muito feliz aqui, foi onde eu construí minha vida e não consigo me ver em outra cidade”.

Departamento de Comunicação da CDL Sinop
Daniela Melhorança - Jornalista Responsável - 66 996161412
Estagiárias: Ana Paula Batista e Helóra Augusta Camilotti

 

 


Fonte: Câmara dos Dirigentes e Lojistas de SINOP
Visite o website: http://cdlsinop.com.br