Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2020, 07:59

TODOS UNIDOS CONTRA O MOSQUITO: Evite a Multa!

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop, preocupada com a crise instalada na Saúde Pública Municipal em decorrência do expressivo aumento do número de casos de Dengue em nossa cidade e atendendo a um pedido da Prefeitura de Sinop, através da Secretaria de Saúde, vem apresentar a vossa senhoria a FORÇA TAREFA DE COMBATE AO MOSQUITO Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Esta FORÇA TAREFA não é apenas orientativa mas também punitiva. Assim além de informarmos os lojistas e moradores de que é responsabilidade de cada um manter sua empresa e casa longe do mosquito praticando ações de limpeza e segurança também alertamos que já estão ocorrendo as vistorias em empresas e casas e se forem encontrados focos do mosquito os proprietários serão multados.

A FORÇA TAREFA está verificando minunciosamente se existem criadouros e larvas do mosquito, em casos de irregularidades os agentes multarão empresas e residências em no mínimo 100 Ufirs (Unidade Fiscal de Referência), multa que pode aumentar dependendo da situação do imóvel e do criadouro.

Desta forma a CDL lembra as medidas de segurança:
• Limpeza de calhas e dos quintais eliminando pneus, garrafas e todo tipo de lixo ou objeto e até plantas que acumulem água parada.
• Tampar os grandes depósitos de água como caixas d'água, tanques, tinas, poços e fossas.
• Limpeza dos recipientes de água: Não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou dos animais domésticos é preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.
• Limpeza de gavetas de geladeira, bandeja do ar condicionado, umidificadores de ar, ralos e canaletas de drenagem, entre outros.

"Sejam soldados nesta guerra que este ano já atingiu, do dia 01 ao dia 20 de janeiro, 419 casos pessoas; desses 14 tiveram sinais de alarme, quatro foram grave e foi confirmado um óbito por causa da doença. O mosquito não escolhe suas vítimas, todos estão risco, por isso cuide de sua saúde e evite autuações e multas", alertou Marcos Antônio Alves, presidente da CDL Sinop.