Notícias

Sábado, 28 de Março de 2020, 07:07

Tamanho do texto A - A+

Sobe para 85 número de suspeitas de coronavírus em Sinop

Por: Prefeitura de Sinop

 


Em cerca de 24 horas, Sinop registrou um aumento expressivo na quantidade de suspeitas do novo coronavírus. Até o início da noite desta sexta-feira, 27 de março, os números somaram 85 pessoas que apresentam sintomas leves, suspeitas de contágio pelo Covid-19, e que permanecem em isolamento domiciliar. O aumento passou de 100% (157%) em relação à quinta-feira, 26, quando eram 33.

Apesar de ainda não ter casos confirmados, a alta no quantitativo de suspeitas também preocupa, conforme explicou o secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, durante entrevista coletiva concedida via internet. O cenário reforça a necessidade de, quando possível, o cidadão também adotar o isolamento social como forma de se prevenir da infecção. Das


Mesmo que Sinop não tenha casos confirmados ou, sequer, de pacientes internados em estado moderado ou grave, Kristian Barros reforça, mais uma vez, a importância da conscientização da população. “Abrindo o comércio a chance é muito maior do coronavírus se proliferar, porque as pessoas vão transitar e fazer suas atividades. Mas isso vai muito da consciência de cada um. Nós estamos dizendo desde o começo da campanha para não se sair de casa. Se você pode, fique em casa. Saia, apenas, se houver necessidade mesmo”, reforçou.

“Seguimos à risca o protocolo do Ministério da Saúde. Mas cada cidadão também deve seguir à risca nossa orientação para sair de casa somente em extrema necessidade. Somente assim teremos chance de controlar o contágio”, salientou o secretário.

Em Mato Grosso, conforme a Secretaria de Estado de Saúde, 11 casos foram confirmados, sendo oito em Cuiabá, dois em Várzea Grande e um em Nova Monte Verde. Ao todo, são 556 suspeitos.

RESULTADOS
Conforme explica o secretário municipal de Saúde, Kristian Barros, Sinop aguarda a conclusão das análises das amostras encaminhadas ao Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), em Cuiabá. Até esta sexta-feira (27), das 290 notificações totais, 05 acabaram descartadas pela Secretaria de Estado de Saúde.

“Entendemos a sobrecarga sobre o Lacen. Quanto mais rápido tivermos os resultados melhor será poderemos traçar estratégias de controle de contágio. Mas precisamos também compreender que não basta a vontade de os resultados saírem rápidos. Esta é uma análise técnica que precisa ser realizada com muita cautela”, explicou o gestor da pasta.

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei