Notícias

Quarta-feira, 03 de Julho de 2019, 08:08

Tamanho do texto A - A+

Sinop sedia Encontro Empresarial com foco na estruturação de políticas públicas

 

A cidade de Sinop (MT) recebe, no próximo dia 05 de julho, uma iniciativa do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto é um Encontro Empresarial que pretende unir entidades e associados do Sistema CNDL e representantes dos poderes públicos em discussões em torno de questões essenciais para o desenvolvimento do setor varejista no país.

O evento começa às 8 horas da manhã com foco nos lojistas associados e seus colaboradores, que poderão assistir a palestras sobre produtos e serviços da CDL, como o cadastro positivo. No período da tarde o debate passa a ser o desenvolvimento Regional colocando em mesas-redondas os empresários e os políticos da região.

O encontro tem como objetivo realizar atividades coletivas com foco no desenvolvimento local e regional conciliando interesses comuns e objetivos compartilhados. “O fortalecimento das lideranças do setor varejista depende de ações articuladas com a participação dos setores público, privado e terceiro setor. Neste sentido, haverá também destaque para atividades efetivas de articulação das lideranças com o poder público para alinhamento das demandas na agenda política local”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa. “Os resultados desses encontros serão compilados de forma a materializar demandas, planos de ação e propostas de políticas públicas”, pontua.

Especialistas conduzem ação – O professor Marcos Lima, consultor do Instituto de Avaliação, Gestão & Educação (IAGEE), organização especializada em gestão de políticas públicas e organizacionais, e o especialista em gestão e articulação de políticas públicas Ângelo Roncalli comandam o evento. “O nosso foco de atuação será desenvolver e implantar metodologias que promovam, por meio da articulação de lideranças, o desenvolvimento regional e local, com a estruturação concreta de propostas de políticas públicas para o varejo brasileiro”, explica Lima.

Lima exalta, ainda, a iniciativa pelo poder de mobilização das lideranças do Sistema CNDL, considerando interesses comuns e objetivos compartilhados entre o setor do varejo e as demais políticas públicas setoriais. O especialista explica que os resultados das atividades serão compilados de forma a materializar demandas, planos de ação e propostas de políticas públicas que deverão ser articuladas junto aos atores políticos. “Pela minha experiência, esses processos de construção têm demonstrado que nós poderemos não só mobilizar e conscientizar as lideranças do varejo, mas também contribuir para uma melhor organização interna do setor varejista que é tão fundamental para a economia nacional”, avalia.

Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, será desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

Serviço
Fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas
Data: 05 de julho de 2019
Local: CDL Sinop
Endereço: Rua das Amendoeiras, 63, Setor Comercial, Sinop (MT)
Horário: das 08h às 17h
www.cndl.org.br/politicaspublicas

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei